UFU informa sua situação orçamentária

Em nova nota oficial, divulgada nesta segunda-feira (12/12), Administração Superior atualiza recursos discricionários que foram recebidos e quais ainda permanecem pendentes, impossibilitando pagamentos de várias despesas

Publicado em 12/12/2022 às 14:22 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:20

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) informa que o Ministério da Educação (MEC) liberou os recursos para quitação de todas as bolsas do Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes). Este montante, de R$ 869 mil, foi utilizado para o pagamento de ações de assistência estudantil como os auxílios moradia, alimentação e transporte, entre outros referentes ao mês de dezembro. Os estudantes devem receber os recursos nestas segunda e terça-feiras.

No entanto, a UFU continua no vermelho, sem disponibilidade financeira para pagar as despesas básicas, em função do bloqueio de recursos discricionários. A instituição ainda está no aguardo de R$ 2,8 milhões que seriam destinados às contas pendentes com fornecedores e demais programas de fomento vencidos no início de dezembro.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação do MEC que tem como missão a expansão e a consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) no Brasil, informou que o pagamento das bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado referentes ao mês de dezembro de 2022 será feito aos pesquisadores com conta no Banco do Brasil até esta segunda-feira (12/12/2022) e aos demais, até terça (13).

A UFU, que tem 679 bolsistas de pós-graduação, não pode confirmar se todos os pagamentos estão ocorrendo, pois eles são feitos diretamente nas contas dos pesquisadores, mas alguns destes bolsistas já nos informaram que receberam a bolsa de dezembro hoje, 12 de dezembro.

Uberlândia, 12 de dezembro de 2022.

Administração Superior da Universidade Federal de Uberlândia