Pular para o conteúdo principal
Videocast

‘UFUCast’ debate o 'Dia Mundial de Combate à Aids'

Bate-papo da edição mais recente do videocast abordou as principais dúvidas que envolvem o vírus da imunodeficiência humana (HIV) e da campanha de conscientização 'Dezembro Vermelho'

Publicado em 02/12/2022 às 12:11 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:20

Foto: Reprodução

O assunto do trigésimo oitavo episódio do UFUCast foi o "Dia Mundial de Combate à Aids". Durante a transmissão, as jornalistas Jussara Coelho e Sara Camelo conversaram com a infectologista Carolina Tófolis de Castro e com o presidente da Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV e Aids (RNP+ Uberlândia), Edval Cantuário. O bate-papo foi sobre a diferença entre o HIV e a Aids, o processo de aceitação e os tratamentos disponíveis à população e, ainda, a importância da educação sexual e da prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) promovidas pela campanha "Dezembro Vermelho".

A infectologista esclareceu as principais dúvidas que norteiam a temática. Além disso, ressaltou a importância de falar mais abertamente sobre o HIV e demais infecções, para que as pessoas saibam diferenciar o vírus da doença. Ela também reforçou o uso do preservativo e outras formas de prevenção e acrescentou um recado para todos que são ativos sexualmente: inserir a testagem rápida de HIV na rotina de check-up.

Já o presidente da RNP+ Uberlândia explicou como funciona o acolhimento nesta rede de apoio. Ela atua na distribuição de preservativos, acolhendo as pessoas que testam positivo para o HIV e também para outras ISTs. Cantuário frisou a importância dos profissionais da saúde atuarem sem julgamentos e também a oferta de atendimentos psicológicos e outras atividades que são divulgadas via perfil no Instagram.

A transmissão foi realizada pelo canal da UFU, no YouTube, e nas principais plataformas agregadoras de podcast. Este projeto é elaborado pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU), com execução técnica da Fundação Rádio e Televisão Educativa de Uberlândia (RTU). O objetivo do videocast é apresentar aos espectadores e ouvintes a universidade para além de seus muros e os pesquisadores para além de suas pesquisas.

Vale lembrar que você também pode acompanhar os cortes da entrevista da semana por meio do Instagram, no perfil @UFU_Oficial. Além disso, a Rádio Universitária FM veicula às terças-feiras, a partir das 20h, a versão gravada do episódio da semana.

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

 

>>> Leia também: 

Palavras-chave: ufucast Dezembro Vermelho Doenças Sexualmente Transmissíveis

A11y