Esportes

Um 'até breve' para a melhor época do ano na nossa UFUlândia

Olimpíada UFU 2022 chega ao fim e a A.A.A. Engenharias de Uberlândia leva mais um título geral

Publicado em 02/12/2022 às 12:48 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:20

Foram dez dias de jogos, para além da noite de abertura na Arena Sabiazinho, que marcaram o retorno da Olimpíada Universitária da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Com todas as 20 Associações Acadêmicas Atléticas (A.A.A.s) da UFU envolvidas e cerca de 2400 estudantes-atletas inscritos, a edição de 2022 do evento esportivo organizado pela Divisão de Esporte e Lazer (Diesu), da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae), chegou ao fim no último dia 26 de novembro, coroando as cinco melhores atléticas da competição e premiando os atletas destaques de cada modalidade.

Os pódios de todas as modalidades coletivas (basquete, futebol de campo, futsal, handebol, peteca e vôlei) foram defenidos ao longo do último dia 26, sábado, no Campus Educação Física da UFU. (Foto: Ítana Santos)

O retorno presencial da competição, além de ter sido algo muito esperado pelos estudantes, foi também celebrado pelos organizadores do evento e a própria UFU. A pró-reitora da Proae, Elaine Saraiva, ressalta este momento: “A Olimpíada é para nós o maior evento da nossa instituição. Então, retorná-la [ao formato presencial] é um sentimento também de retorno da instituição, de estarmos juntos novamente e de que nós, de fato, promovemos o que temos de melhor, que é o bem-estar e a qualidade de vida dos nossos estudantes.”

O coordenador da Diesu, Adilson Souza, também comenta sobre a realização da edição 2022 da Olimpíada. “Foi um desafio imenso no início. A gente estava com essa incerteza de calendário, se teria ou não a Olimpíada, mas realmente surpreendeu e conseguiu superar as nossas expectativas. A Olimpíada foi um sucesso. E a gente não pode deixar de agradecer a parceria, cada vez maior, com as atléticas. Toda vez que a Diesu recorreu a elas, nos responderam com intensidade tão grande, envolvimento. O alcance das atividades é graças a elas”, destaca.

No cartel de disputas olímpicas da UFU deste ano, foram 14 modalidades: atletismo, basquete, cheerleading, futebol de campo, futsal, handebol, e-Games (FIFA), judô, natação, peteca, tênis de campo, tênis de mesa, vôlei e xadrez. Todas elas, disputadas nas duas categorias, feminina e masculina - com exceção do futebol de campo, que foi apenas entre os homens, e o cheerleading, com equipes mistas.

Os Blue Beasts, equipe de cheers da A.A.A. Agrárias, conquistaram o primeiro lugar da modalidade. (Foto: Ítana Santos)

De todas elas, o cheerleading integrou pela primeira vez a competição. A UFU realizava alguns torneios desta modalidade, mas nunca dentro do calendário olímpico. Desta vez, foi como modalidade teste. Na próxima edição, passará a contar pontos para as atléticas. A pró-reitora Elaine Saraiva assistiu à disputa e comenta sobre ela: “Eu acredito que [o cheerleading] veio para ficar. Nós já temos, há vários anos, o torneio de cheers, mas agora, incorporando na Olimpíada, é um momento único e eu tenho certeza que no ano que vem, pontuando, a gente vai ter um espetáculo muito mais interessante.”

Premiações individuais

Como em todas as edições, na Olimpíada UFU deste ano aconteceu a premiação dos atletas destaques por modalidade. Adilson Souza cita a importância desse reconhecimento para com os estudantes-atletas. “Acredito que seja um momento de você valorizá-los ainda mais. Eles têm tantos desafios já dentro da universidade e poder proporcionar um agrado assim, um extra, acho que faz um diferencial para a vida toda”, aponta.

Um dos premiados foi o atleta Matheus Prandini, da A.A.A. Computação UFU, o campeão da peteca masculina. Ele, ao lado do seu parceiro, Pedro Oliveira, conquistou o tetracampeonato da competição e agora se despede das quadras universitárias, mas deixa seu recado para os próximos atletas: “[Tem que] trazer um clima leve, treinar, lógico, dedicação para mim é a base de tudo, o esforço e cabeça, né, a mentalidade vencedora. Acho que isso aí é uma das coisas mais importantes.”

Matheus Prandini, estudante de doutorado em Computação, na disputa da final contra a equipe da A.A.A. Marcel Resende Davi (Medicina). (Foto: Ítana Santos)

Confira, abaixo, a lista de todos os atletas premiados:

• Atletismo: Valter Lourenço (A.A.A. Educa) e Luciana Medeiros (A.A.A. Marcel Resende Davi - Medicina);
  • Basquete: Alessandro Neves (A.A.A. Engenharia UDI) e Mariana Castilho (A.A.A. Monetária);
  • Cheerleading: Pedro Henrique Gouveia (A.A.A. Exatas - "Kingdom’s");
  • Futebol de campo: Igor Tavares (A.A.A. Fisioterapia);
  • Futsal: Igor Tavares (A.A.A. Fisioterapia) e Fernanda André (A.A.A. Fisioterapia);
  • e-Games (FIFA): Bernardo Pereira Junior (A.A.A. Humanas) e Laura Justino (A.A.A. Humanas);
  • Handebol: Johann Teixeira (A.A.A. Engenharia UDI) e Maria Júlia Padovani (A.A.A. Marcel Resende Davi - Medicina);
  • Judô: Bruno da Silva (A.A.A. Educa) e Nayara Rocha (A.A.A. Humanas);
  • Natação: Gabriel Silva (A.A.A. Marcel Resende Davi - Medicina) e Michelle Vital (A.A.A. Engenharia UDI);
  • Peteca: Matheus Prandini (A.A.A. Computação) e Giovanna Guimarães (A.A.A. Agrárias);
  • Tênis de campo: Luca Yakasilo (A.A.A. Monetária) e Isadora Cerchi (A.A.A. Engenharia UDI);
  • Tênis de mesa: Tiago Campisi (A.A.A. Engenharia UDI) e Yasmin de Góis (A.A.A. Engenharia UDI);
  • Vôlei: Lucas de Paula (A.A.A. Fisioterapia) e Paula Oliveira (A.A.A. Engenharia UDI);
  • Xadrez: Marcos Cardoso (A.A.A. Psicologia) e Lesly Berrios (A.A.A. Engenharia UDI).

Assista ao episódio 18 do Comunica UFU, especial encerramento da Olimpíada Universitária UFU 2022.

Palavras-chave: Esportes; Diesu; UFU; Proae; Olimpíada Universitária UFU