Yeah Science!: conheça o podcast do Instituto de Psicologia da UFU

Projeto conta com a participação de alunos para divulgar ciência psicológica

Publicado em 09/12/2022 às 10:43 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:39

De acordo com uma pesquisa realizada pelo site Statista em 2021, o Brasil é o terceiro país com mais ouvintes de podcast no mundo. Mais de 40% dos brasileiros escutam informações sobre os mais diversos temas em seus fones de ouvido, inclusive ciência. Foi pensando em fazer divulgação científica por meio dessa mídia que surgiu o "Yeah Science!", um projeto de extensão do Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia (IP/UFU) que visa divulgar conhecimentos sobre ciência psicológica.

O projeto é coordenado por Leonardo Gomes Bernardino, professor do IP. “No segundo semestre de 2021, dois alunos do curso de graduação em Psicologia, sabendo do meu interesse em divulgação científica, me procuraram com a ideia de fazer um podcast. Gostei muito da ideia e começamos a desenvolver. No semestre seguinte, entrou uma aluna da Biotecnologia”, relata.

O professor aponta que, desde quando ainda era doutorando, em 2010, desenvolvia projetos de divulgação científica. Atualmente, o projeto conta com a participação de 22 alunos de graduação, a maioria do curso de Psicologia.

Bernardino destaca que os temas que envolvem ciência psicológica fazem parte do cotidiano. Porém, como há muita desinformação e ideias equivocadas que circulam na cultura popular, é importante divulgar essa ciência. “De maneira geral, compreender o método científico e discutir as evidências produzidas por meio dele estimulam a reflexão crítica e evita que as pessoas tomem decisões prejudiciais para a sua vida”, afirma. Para ele, isso é especialmente importante na psicologia, já que o conhecimento produzido visa à promoção de bem-estar e melhora na qualidade de vida.

O Yeah Science! foi lançado em 23 de novembro, abordando o espaço interpessoal e seus aspectos filosóficos, psicológicos e neurocientíficos. Nesta primeira temporada, serão oito episódios disponibilizados no Anchor, Spotify, Deezer, Amazon Music e YouTube. Eles são publicados semanalmente, às quartas-feiras.

Segundo o professor, a próxima temporada já está em produção. “Para a segunda temporada, já estamos preparando os roteiros dos oito episódios que tratarão sobre alguns mitos da psicologia. Por exemplo: os opostos se atraem? Os sonhos têm significados ocultos?”, revela. O objetivo é melhorar a qualidade das gravações e alcançar ainda mais ouvintes.

O Yeah Science! também está presente nas redes sociais Instagram e Twitter.

Palavras-chave: podcast Psicologia yeah science!