ÉTICA PÚBLICA

Comissão de Ética da UFU recebe inscrições de representantes colaboradores e mediadores

Aumento da capilaridade da comissão contribui para a promoção da cultura da paz e da solução pacífica de conflitos interpessoais na instituição

Publicado em 04/01/2023 às 11:20 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:05

Com o objetivo de disseminar a cultura da paz e promover a solução pacífica de conflitos interpessoais – em um contexto pós-pandêmico que fragiliza as relações sociais – a Comissão de Ética da Universidade Federal de Uberlândia publicou os Editais COMEP Nº 1/2022 e COMEP Nº 2/2022 para credenciamento, respectivamente, de servidores colaboradores na condição de membros representantes locais da comissão no órgão ou unidade de trabalho e; de mediador(a) e facilitador(a) de Diálogo da Comissão na UFU. Administrativamente ligada ao gabinete da Reitoria, a Comissão de Ética da UFU é regida pela tutela da Comissão de Ética Pública da Presidência da República e todas as suas decisões sobre apuração de conduta do servidor são colegiadas.

Atuação

Adotar valores, comportamentos e atitudes fundamentados na educação, no diálogo e na cooperação são alguns dos resultados esperados com a ação da Comissão de Ética da UFU. De acordo com a presidente da comissão, Gilvane Corrêa, a proposta é que “as partes interessadas participem ativamente na resolução da questão oriunda da suposta infração, sempre com o auxílio de um profissional mediador e/ou facilitador da comunicação". Ela completa: "Esta dinâmica é uma alternativa ao Processo Ético e aponta um novo entendimento do que seria a responsabilização que, atualmente, significa castigo e/ou punição, que entende-se já não ser suficiente.”

Ainda de acordo com a presidente, com a abordagem utilizada pela comissão, acredita-se que ela possa contribuir significativamente para um acesso efetivo à Justiça de pacificação social e prevenção da violência. “A iniciativa da Comissão de Ética da UFU visa responder aos anseios da comunidade por maior celeridade na resolução de conflitos internos e no incentivo ao protagonismo de toda a comunidade universitária na construção da cultura de paz e do diálogo em toda a universidade”, aponta.

As gestoras da Comissão de Ética da UFU - respectivamente, da direita para a esquerda: Gilvane Gonçalves Corrêa, presidente, e Isabella Benzaquen Habib Santos, secretária executiva, em entrevista ao Portal Comunica. (Foto: Milton Santos)

Representação

Servidores e servidoras do quadro efetivo da UFU que tenham interesse em atuar como representantes da comissão podem se candidatar por meio do Edital COMEP Nº 1/2022 para o credenciamento de colaboradores, sem a necessidade de capacitação específica prévia. Aos candidatos selecionados, a comissão vai oferecer a capacitação e treinamento necessários à atuação, em conformidade com a legislação em vigor.

Servidores(as) da UFU que já possuem certificação em curso de Mediação podem se candidatar à vaga de Mediador(a) e Facilitador(a) de Diálogo da Comissão na UFU, por meio do Edital COMEP Nº 2/2022, para atuarem na solução de controvérsias – utilizando os métodos adequados de solução pacífica de conflitos em conformidade à Lei nº 13.140 de 26/06/2015.

1) Colaboradores representantes da Comissão - Edital COMEP Nº 1/2022

Este edital ficará continuamente aberto para o recebimento de inscrição até 23/11/2025, prazo prorrogável por igual período, a critério da Comissão de Ética.

A inscrição deve ser realizada por meio do preenchimento de formulário on-line, cujo teor consta no Anexo II deste edital (link: https://forms.office.com/r/rUaR1qU8v5).

O formulário on-line somente poderá ser preenchido por acesso ao 'Office 365 Education' disponível para os usuários do e-mail institucional, ou seja, o e-mail @ufu.br.

2) Mediador(a) e Facilitador(a) de Diálogo - Edital COMEP Nº 2/2022

Este edital ficará continuamente aberto para o recebimento de inscrição até 19/12/2025, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Comissão de Ética.

A inscrição deverá ser realizada por meio do preenchimento de formulário on-line, cujo teor consta no Anexo I deste edital (link: https://forms.office.com/r/3U3n6h3kL1).

Comissão de Ética da UFU

Telefones: (34) 3239-1318) / (34) 9921-5462

E-mail: etica@reito.ufu.br

Site: https://ufu.br/ceufu