Formatura

UFU realiza primeira colação de grau presencial pós-pandemia

De 2020 a 2022, evento foi realizado de forma remota; volta aos moldes tradicionais ocorre entre os dias 24 e 29 de abril

Publicado em 20/01/2023 às 18:36 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

Última cerimônia de formatura presencial foi realizada no ano de 2019. (Foto: Milton Santos/Arquivo Portal Comunica)

As colações de grau da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) com a presença de estudantes concluintes de todos os cursos de graduação da instituição acontecem semestralmente, desde o mês de setembro de 2016. Até o ano de 2019, esse evento ocorria apenas em formato presencial; porém, com a chegada da pandemia de covid-19 ao Brasil e a consequente suspensão das aulas e das atividades nos campi em função da emergência sanitária, o formato precisou ser adaptado, ocorrendo de modo virtual.

Entre os anos de 2020 e 2022, os acadêmicos colaram grau em formato remoto. Nesse período, houve um total de quatro colações on-line. Os eventos contaram com a colaboração da Fundação Rádio e Televisão Educativa de Uberlândia (RTU) e foram transmitidos em formato de live no YouTube; de modo que cada um dos formandos participava da cerimônia de sua própria casa. De acordo com Rejane Alves Corrêa, coordenadora do Setor de Cerimonial da UFU, "a parceria com a RTU foi muito boa, mas nada melhor que a retomada da cerimônia presencial, na qual as famílias dos concluintes também podem participar e eles podem colocar a beca e pegar o canudo, vendo a alegria dos pais; isso é contagiante".

Por conta do distanciamento social, as colações de grau tiveram de ser realizadas remotamente, entre 2020 e 2022. (Foto: Alexandre Costa/Arquivo Portal Comunica)

Mateus Oliveira formou-se em Jornalismo pela UFU e teve sua colação de grau em formato remoto, devido à pandemia. Ele comenta um pouco sobre o que achou dessa situação: “É uma data muito especial para a gente que, depois de quatro anos, consegue ter a dimensão de tudo o que aconteceu. Embora tenha sido on-line, eu gostei bastante! Foi uma experiência muito boa, apesar das dificuldades por conta do coronavírus. Foi uma cerimônia que conseguiu homenagear os alunos, quem fez parte, os docentes e a equipe de limpeza e da UFU. O que sonhávamos era o presencial, mas o on-line também conseguiu atingir o objetivo de homenagear os alunos, pais e as equipes que fizeram isso acontecer.”

Retorno ao formato presencial com novidade

Após o cenário de pandemia, em 2023 a cerimônia volta a ser realizada em formato presencial. A coordenadora conta que o trabalho de preparação demandou diversas reuniões da Comissão Permanente de Colação de Grau (CPCG). Além disso, foi realizada uma Chamada Pública para contratação de uma empresa especializada em prestação de serviços de cerimonial para organização e execução das cerimônias de colação de grau unificada dos cursos de graduação da UFU das turmas de formandos dos semestres letivos de 2022/1 a 2024/2 dos campi de Uberlândia, Patos de Minas, Monte Carmelo e Ituiutaba. A empresa vencedora desse processo licitatório foi a Flash Fotos Formaturas LTDA.

"No formato presencial, os cursos ofertados na modalidade de ensino à distância (EaD) também podem participar da colação. É obrigatória a participação de todos os discentes que se formarão no semestre em que concluem o curso, apenas podendo se ausentar aqueles que possuem alguma justificativa com atestado ou comprovante do motivo da ausência. É enviado aos concluintes um ofício solicitando a participação na cerimônia e, em seguida, a documentação é conferida. Ao todo, cada aluno pode levar até 10 convidados para a cerimônia, sendo necessário que os participantes estejam presentes no local pelo menos duas horas antes do início do evento, não podendo haver atrasos por parte dos formandos", detalha Corrêa.

Igor Vieira graduou-se em Engenharia de Alimentos pela UFU e teve sua colação de grau anteriormente à pandemia, ou seja, nos moldes tradicionais do evento, presencialmente. “A experimentação de roupas foi normal; a gente vestia lá na hora. Teve uma espécie de orquestra. [A equipe de organização] nos deixou bem elegantes, tal qual foi o evento também! Supriu muito as minhas expectativas”, resume o egresso.

Com duração de 1h30, as próximas cerimônias serão totalmente custeadas pela empresa vencedora da Chamada Pública e a universidade, não havendo a necessidade de os formandos arcarem com aluguéis de becas, capelos e canudos. Também não será preciso fazer a prova das vestimentas, pois haverá becas de todos os tamanhos disponíveis.

Agende aí: as cerimônias de colação de grau dos concluintes das turmas de graduação da UFU no primeiro semestre letivo de 2022 acontecerão entre os dias 24 e 29 de abril, em três turnos - às 9h, às 15h e às 19h. Há estimativa é de que os eventos somem um total de aproximadamente 1.200 formandos participantes. "Com relação às formaturas dos concluintes dos cursos de graduação no segundo semestre letivo de 2022, as datas também já estão definidas: 15 a 20 de janeiro de 2024", revela Rejane Alves Corrêa.

Palavras-chave: colação de grau Formatura UFU pandemia