Mobilidade Internacional

Edital da DRII pré-seleciona graduandos da UFU interessados em realizar mobilidade internacional no Canadá

Programa, desenvolvido em parceria com o governo canadense, recebe inscrições até esta sexta-feira, 17 de fevereiro

Publicado em 03/02/2023 às 12:35 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

Estão abertas as inscrições para pré-selecionar discentes dos cursos de graduação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) que estejam aptos a se candidatarem ao programa de mobilidade internacional Emerging Leaders in the Americas Program (Elap). O Edital DRII nº 3/2023 é uma chamada da Diretoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (DRII/UFU), juntamente com seu Comitê de Programas de Mobilidade (CPM). Os interessados em se inscrever têm até o dia 17 de fevereiro para realizar o procedimento. A previsão para o início dos estudos é no segundo semestre civil de 2023 ou no primeiro de 2024.

O candidato deve atender aos seguintes requisitos para participar do edital: ser discente regularmente matriculado em curso de graduação da UFU elegível, não podendo estar com a matrícula trancada; ter sido credenciado pelo edital de credenciamento DRII nº 17/2022; ter condições de cumprir, pelo menos, um semestre letivo na UFU, após o término do período de mobilidade; ter integralizado, no ato da inscrição, de 40% a 80% da carga horária do curso; e possuir proficiência em língua estrangeira, conforme idiomas e níveis especificados no anexo III do edital.

Para realizar a inscrição, o estudante interessado deve preencher o formulário, anexo ao edital, e enviá-lo, juntamente aos outros documentos solicitados, para o e-mail sepro@reito.ufu.br até o dia 17 de fevereiro. A inscrição, além de ser on-line, é gratuita. O resultado preliminar da seleção sairá no dia 28 de fevereiro, no Portal da DRII, e o resultado final, em 3 de março. Com o resultado deste edital, a UFU irá pré-selecionar os discentes que obterão o aval e apoio institucional da universidade para serem nomeados junto às instituições de acolhimento elegíveis.

Para mais informações, acesse o edital completo.

Sobre o programa

O Elap promove a mobilidade internacional de estudantes de instituições de ensino superior da América Latina e Caribe conveniados às instituições de ensino superior canadenses para o desenvolvimento de atividades acadêmicas, sendo financiado pelo governo do Canadá, por meio da oferta de bolsa de estudos. Os benefícios do programa, para além do auxílio financeiro, são a vivência em ambiente multicultural e a experiência acadêmica internacional.

A criação deste programa, que existe desde 2009, visa apoiar o desenvolvimento do capital humano e a próxima geração de líderes nas Américas, ao mesmo tempo que fortalece os vínculos entre instituições pós-secundárias no Canadá e nas Américas.

Palavras-chave: Mobilidade Internacional intercâmbio DRII UFU CPM Canadá