Pular para o conteúdo principal
Processo Seletivo

Edufu lança edital para publicação de trabalhos de doutorado em livros

Coleção 'Teses de Destaque' poderá conter obras oriundas de pesquisas acadêmicas apresentadas à UFU ou a outras instituições; período de proposições ocorre de 4 a 15 de setembro

Publicado em 01/02/2023 às 08:51 - Atualizado em 15/09/2023 às 21:25

Diversas teses são produzidas anualmente pelos acadêmicos vinculados aos programas de pós-graduação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Geralmente, o material é publicado em forma de artigos em periódicos; no entanto, é possível divulgar o versão de livro, por meio de alguma editora. Neste sentido, a Editora da Universidade Federal de Uberlândia (Edufu) publicou um edital para a proposição de livros oriundos de teses de doutorado. Os trabalhos selecionados irão compor uma nova coleção, intitulada "Teses de Destaque".

Mas, afinal, qual a diferença entre um livro e uma tese ou dissertação? Existem alguns procedimentos necessários para a transformação de um trabalho técnico científico em um livro.

Para começar, um livro é composto basicamente por capa e miolo; porém, existem questões fundamentais às quais o autor deve se atentar. Diferentemente do que ocorre com as teses de doutorado, os livros são lidos muitas vezes por pessoas sem conhecimento sobre o tema ou com curiosidade para aprender sobre determinado assunto. A estrutura e a linguagem são essenciais para compor um trabalho cuja leitura seja mais fluida, proporcionando clareza aos leitores.

Além disso, as teses são escritas com a preocupação de atender determinadas exigências acadêmicas. Servem para demonstrar a capacidade de pesquisa de seu autor para um grupo de profissionais com autoridade naquele assunto, que irão ler e avaliar o material. Já o livro contemplará um público mais amplo, que busca saber melhor as suas descobertas e que não observará as exigências e minúcias técnicas e/ou teóricas focadas pelos examinadores de uma tese. Ou seja, um leitor de livro concentra a atenção primordialmente à relevância do tema abordado no trabalho e ao modo como este é descrito.

Para realizar a publicação, algumas questões devem ser consideradas. Isso inclui a mudança de formato e adequações conforme as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Além disso, deverão ser removidos do trabalho acadêmico alguns itens, tais como: folha de aprovação; listas (tabelas, figuras e quadros); problema de pesquisa; resumo; abstract; hipóteses; históricos de trabalhos de campo; proposição; material e método ou fonte de dados; glossário; justificativa; revisão da literatura; análise e procedimentos de estimação do modelo; análise e discussão dos resultados; anexos; objetivos; apêndices, dentre outros. Já entre os itens a serem adicionados pelo autor, estão: sumário resumido; prefácio; apresentação; e referências bibliográficas (obras citadas no texto). Quanto aos agradecimentos, dedicatória e epígrafe, são opcionais.

O livro é fundamental para o desenvolvimento intelectual dos indivíduos, favorecendo o aprimoramento ou aprendizado de conteúdos específicos. A publicação de materiais oriundos de estudos acadêmicos em formato de livro permite o diálogo entre o público acadêmico e o popular. Para Reinaldo Toledo, coautor do livro "Ponteando a viola caipira", publicado e disponibilizado gratuitamente em formato digital pela Edufu em 2020, a publicação do material contribui para os estudos da área, além de proporcionar visibilidade para seu trabalho.

Esta obra foi escrita por Toledo em parceria com os professores André Campos Machado e Fabiano Estêvão de Freitas e integra a série Tocata, criada com o objetivo de divulgar a produção musical docente e discente do curso de Música da Universidade Federal de Uberlândia. O volume está dividido em três partes: na primeira estão as composições, adaptações e arranjos musicais de André Campos Machado; na segunda, os estudos de Reinaldo Honório Toledo; e na terceira, algumas transcrições de Fabiano Estevão de Freitas.

Além de autor com grandes contribuições para o setor musical, o músico é destaque em competições. Toledo foi finalista no ‘Festival 100 anos de Rádio no Brasil’, promovido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), concorrendo na categoria "Música Clássica", com a composição de sua autoria II Rio Grande (II⁰ Movimento do Concerto para Viola Brasileira e Orquestra de Cordas).

“Acredito que o mérito desta publicação esteja em poder ajudar o professor de viola caipira que necessite de material de apoio para as suas aulas, por meio de partituras musicais, e o estudante que queira tocar viola no estilo 'violão clássico'. Com certeza, esta publicação tem contribuído para o aumento do interesse no meu trabalho de composição para o instrumento, pois no livro estão disponíveis quatro estudos, para um contato inicial com a minha obra. Aqueles que se identificam acabam me procurando interessados nos outros estudos e descobrindo que tenho outras composições originais para viola caipira, pesquisando nas redes sociais em que estou presente”, afirma.

 

Sobre o edital

Conforme já informado no início desta matéria, a Editora da Universidade Federal de Uberlândia publicou um edital para a submissão de livros oriundos de teses de doutorado para integrarem a coleção "Teses de Destaque".

Podem concorrer no processo seletivo trabalhos escritos em língua portuguesa e que se destacaram em suas áreas de conhecimento, podendo ser frutos de pesquisas vinculadas a quaisquer instituições públicas ou privadas, de ensino superior ou de pesquisa, sejam elas nacionais ou internacionais.

A proposição será feita pelo e-mail edufu@ufu.br, de 4 a 15 de setembro de 2023, de acordo com as instruções contidas no Edital Edufu nº 1/2023. Serão aceitas obras para publicação nas seguintes áreas: Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências da Saúde; Ciências Exatas e da Terra; Engenharia; Filosofia; Ciências Humanas; Ciências Sociais Aplicadas; Linguística, Letras e Artes; ou também obras multidisciplinares.

Serão pré-selecionadas, no máximo, três obras para publicação, de acordo com as áreas listadas acima. Todos os documentos deste processo seletivo poderão ser acessados via Portal de Editais e Concursos da UFU. O e-mail da Edufu também está disponível para o esclarecimentos de eventuais dúvidas sobre o edital.

 

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Palavras-chave: edufu edital teses livros

A11y