Pular para o conteúdo principal
Fora de sede

Assessor administrativo toma posse no Pontal

Anízio Faria será responsável pelos assuntos administrativos do campus

Publicado em 10/03/2014 às 18:04 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:11

Posse em Ituitaba

Armindo Quillici, Anízio de Faria e Elmiro Rezende

Na manhã desta segunda-feira, 10/03, às 9h30, o Reitor da Universidade Federal de Uberlândia, Elmiro Resende, juntamente com os pró-reitores de Graduação; de Pesquisa e Pós-graduação; de Planejamento e Administração de Recursos Humanos; de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis e o Prefeito Universitário, esteve presente no Campus Pontal, em Ituiutaba. A finalidade foi apresentar à comunidade acadêmica o assessor administrativo Anízio Marcio de Faria, e esclarecer as funções a ele atribuídas.

O diretor da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal (Facip), Armindo Quillici, esclarece que antes da escolha de Faria para o cargo foi criado um Grupo de Trabalho (GT) para analisar e avaliar o melhor caminho para a administração da Facip. Este indicou que a faculdade deveria ter um conselho administrativo e que dele saísse o nome da pessoa que seria o diretor de campus. Porém a administração superior entendeu que a UFU ainda não tem esta figura em seu estatuto. Por isso a reitoria resolveu indicar um assessor do reitor em Ituiutaba.

O reitor salienta que antes que se consiga alterar o estatuto é necessária uma medida paliativa. Por isso a escolha de um assessor. “Nós precisamos de uma pessoa que possa articular e trabalhar em conjunto com toda a universidade. Facilitando a vida do processo administrativo da unidade acadêmica e melhorando sua estrutura administrativa. Precisamos de uma pessoa que se envolvida e que conheça a realidade do campus, estando aqui todos os dias, com autonomia de decisão. Se não houver autonomia não adianta a administração ter um assessor aqui.”, destaca Elmiro. Ele ainda elucida que uma das funções do assessor, por exemplo, é manter contato ativo com a prefeitura de campus para a manutenção da estrutura local para que os processos de ensino, pesquisa e extensão possam transcorrer no melhor ambiente possível.

Segundo Dalva de Oliveira, pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis e professora da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal (Facip), ela faz parte dos 33 primeiros professores do campus fora de sede. Ela ressalta que os docentes possuem a proposta de selecionarem um diretor acadêmico desde o final do ano de 2008. Oliveira enfatiza ser necessário alguém que acompanhe a diversidade de demandas do campus fora de sede dando celeridade ao processo. A pró-reitora acrescenta: “Como alguém da casa, estou feliz, pois demos um passo muito importante. Não é um diretor de campus ainda, mas é relevante que alguém possa, dentro da possibilidade do estatuto, nos ajudar a caminhar e nos ajudar a aprimorar a estrutura da universidade. É um processo de construção neste período transitório.”

O recém-empossado assessor administrativo, Anízio Marcio de Faria, garante articular os setores que existem dentro do campus Pontal. “Ate então nós só ouvíamos as demandas da unidade acadêmica, porém existem outros setores da universidade que não são ouvidos e prestam serviço, como as pró-reitorias”. Ele espera que com sua posse as demandas e necessidades do Pontal sejam encaminhadas de forma direta e ágil para a reitoria. “As demandas administrativas, de uma forma geral, não eram atendidas porque não tinham ninguém para levar estas para a reitoria e essa será a minha função.”, diz Faria.

Sobre o fomento da alteração do estatuto, o reitor alega ser um processo que precisa da participação de toda comunidade universitária. Segundo ele, em aproximadamente três meses começará o processo de alteração no regimento.

Reitor da UFU e pró-reitores em Ituiutaba

Posse de assessor administrativo em Ituiutaba

A11y