Publicado em 31/03/2014 às 11:04 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:11
A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) realiza, de hoje (31) até sexta (4), o I Seminário de Acompanhamento da Formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na idade certa. O programa é resultado de uma parceria entre os governos para assegurar que todas as crianças sejam alfabetizadas até os oito anos de idade.
O cronograma deste ano, que tem ênfase em Matemática, foi pensado para formar 160 orientadores, de 94 municípios mineiros. Nos municípios, a formação prevê encontros até dezembro e o encerramento será na UFU, em fevereiro de 2015. A rede Pacto considera estes orientadores multiplicadores do saber. "Eles saem do seminário com a responsabilidade de levar a proposta metodológica para os locais de origem, e lá, somam esforços para que todos os professores sejam contemplados", disse Marília Villela de Oliveira, coordenadora geral.
A secretária Municipal de Educação de Uberlândia, Gercina Santana Novais, participou da abertura do Seminário e destacou a importância desta parceria como instrumento para garantir qualidade no ensino. "Educação é um direito de todos. Não existe outra forma de garantir excelência, senão por meio da formação continuada de professores. Este projeto se destaca por contar com a colaboração de vários entes federativos e suas instituições", disse.
Élcio Lopes Guimarães é professor e trabalha em Buritis, Noroeste de Minas Gerais. Numa comitiva de cinco pessoas, viajou 735 km até Uberlândia. Otimista com a erradicação do analfabetismo no país ele espera, com a participação neste seminário, levar novas oportunidades para os 7.360 alunos matriculados na rede pública de seu município. "O desafio é imenso, mas a vontade de fazer diferente é ainda maior”, disse.
Aladir Salete Guerrezi Marquez integra o time de 12 professores formadores da UFU. Especialista em Linguagem e com larga experiência como pedagoga da rede municipal, ela acredita que o Pacto é um grande movimento de mudança. "O método utilizado neste processo, envolve o tripé orientadores professores e alunos numa lógica que permite a todos compreender o que pode ser melhorado e corrigir distorções de modo que os reflexos na educação sejam imediatistas", afirmou.
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS