Pular para o conteúdo principal
Seminário

UFU debate segurança e presença da Polícia nos campi

Comunidade acadêmica pôde expor sua opinião sobre o assunto

Publicado em 30/05/2014 às 17:57 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:11

A Diretoria de Assuntos Estudantis da UFU realizou nos dias 27 e 28 de Maio o seminário “Segurança no Campus: a presença da PM nos ambientes universitários”. A iniciativa surgiu após uma reunião de conciliação entre o Ministério Público Federal (MPF) e a Universidade sobre a proposta de implantação de postos da Polícia Militar nos campi da UFU. A administração da instituição, frente à indicação do MPF, decidiu debater democraticamente, com os docentes, discentes e técnicos administrativos, o bem-estar dentro da UFU. Durante o evento, que aconteceu no auditório do bloco 5S do campus Santa Mônica, foram discutidas e apresentadas possíveis maneiras para resolver essa questão.

Nos dois dias de seminário, estiveram presentes representantes de toda a comunidade universitária, além dos convidados para compor as mesas de debate, que foram: o Procurado da República, Leonardo Andrade Macedo; o professor da Faculdade de Direito da UFU, Luiz César Machado de Macedo; a professora da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e coordenadora do Laboratório de Direitos Humanos, Cidadania e Ética da UECE, Maria Glaucíria Mota Brasil; o Pró-Reitor de Assuntos Estudantis e Comunitários da Universidade Federal de Lavras (UFLA), João Almir Oliveira e o Diretor de Comunicação da União Nacional dos Estudantes (UNE), Thiago José Aguiar.

Entre os assuntos mais discutidos no seminário e que tem chamado atenção da comunidade nos últimos meses, está o consumo e tráfico de entorpecentes, além de casos de furto dentro da UFU. Diante do cenário apresentado, foram debatidas questões como, a autonomia universitária, democracia e métodos de atuação da Polícia Militar. Ainda foram apresentadas experiências positivas e negativas de universidades que firmaram contrato com a PM, como a UFLA e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Além das falas dos palestrantes convidados, o público presente teve a oportunidade de fazer perguntas e expor pontos de vista sobre todo o espectro que envolve a segurança no ambiente universitário.

A Universidade encaminhará o relatório completo do seminário, contendo todas as propostas e discussões, ao Ministério Público. O assunto continuará sendo debatido na UFU até que se chegue a um posicionamento final.

A11y