Pular para o conteúdo principal
Patos de Minas

Aprendendo o processo de investigação com a Polícia Federal

Palestra aconteceu no campus de Patos de Minas, na quinta-feira 5/6

Publicado em 10/06/2014 às 10:28 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:11

Com as informações Campus Patos de Minas

O “Processo (científico) de Investigação” foi o tema da palestra do delegado da Polícia Federal, Ricardo Ruiz, na quinta-feira, 5/6, no campus Patos de Minas. A atividade foi coordenada pelo professor Peterson Gandolfi da FAGEN, em parceria com o Projeto de Aprimoramento Discente (Programa de Bolsas de Graduação – PBG – Metodologia Científica), e Cilésia Pereira, Técnica de Assuntos Educacionais da UFU/Patos de Minas. “Palestras como essa são enriquecedoras para qualquer pessoa, especialmente para alunos do ensino superior que pretendem iniciar atividades de pesquisa ou estão em fase de elaboração de TCC. E, nesse caso específico, além de destacar a importância do planejamento e do método científico de investigação, a palestra apontou para diferentes objetos e caminhos de pesquisa que os alunos do Campus Patos de Minas poderão desenvolver”, destaca Cilésia Pereira.

Segundo, o professor Peterson, “a proposta surgiu da junção de dois pontos: o primeiro era a curiosidade de entender como polícia federal trabalha e, o segundo era como nós poderíamos aprender e aplicar em nossas pesquisas, como ocorre o processo de investigação da Polícia Federal”. A palestra, segundo os organizadores, superou as expectativas. Além do processo investigativo, o delegado explicou a atuação da Polícia Federal e detalhou como ocorreram algumas operações que ele coordenou.

Para o aluno Luiz Augusto, “a palestra me atentou para uma área que normalmente não se fala muito, que é a área investigativa. É uma carreira muito interessante e que, às vezes, o enfoque do curso não é o principal elemento e sim, a experiência que se consegue durante a graduação como um todo. Acho muito bacana esse tipo de trabalho, onde é mostrado ao aluno um maior leque de opções de carreiras a seguir, pois a graduação hoje é muito presa à formação de acadêmicos. Acredito que se esse trabalho de divulgação das profissões fosse melhor empregado pelas universidades brasileiras, poderíamos ter um país mais desenvolvido, já que as pessoas poderiam seguir carreiras que combinam mais com seu perfil, e, consequentemente, ter um desempenho superior em sua atuação no campo de trabalho”.

Segundo o delegado Ricardo Ruiz, que também foi aluno do curso de Pós Graduação Latu Sensu – MBA em Gestão Estratégica Empresarial da FAGEN, “para bem desempenharmos nosso papel, cada qual a seu modo, é imprescindível a mescla de conhecimentos oriundos tanto do meio acadêmico, quanto da realidade vivenciada em nossas instituições no dia-a-dia, principalmente no que tange aos processos utilizados para o bom desempenho de nossas atividades”.

Ao final da palestra, a plateia pode fazer várias perguntas e esclarecer curiosidades. O debate foi muito rico: questões como liberação da maconha, o crime organizado, influência do crime organizado na política, como é vida de um agente, trabalho da polícia técnica, dentre outros, foram apresentados. “Depois da palestra, realmente consegui entender a grande e valorosa tarefa que a polícia federal presta para o nosso país. Seria muito honroso poder contribuir de alguma forma. Acredito que poderíamos desenvolver parcerias e projetos futuros”, afirma Professor Peterson.

A11y