Publicado em 17/07/2014 às 12:34 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:11
por Ana Luiza Honma, estagiária de Jornalismo
Se a Copa do Mundo de Futebol acabou domingo passado, no próximo sábado (19) já começa outra, desta vez, de robôs. A RoboCup acontece em João Pessoa, na Paraíba e espera cerca de três mil estudantes de engenharia e pesquisadores de 45 países para um dos maiores eventos de tecnologia do mundo.
As atividades começam no sábado (19/7) e vão até sexta-feira (25/7). A competição é dividida em cinco categorias diferentes, conforme o tamanho e características desenhadas pelos participantes. Além da modalidade futebol, os competidores ainda contam com campeonatos de robôs domésticos e regates para acidentes.
Em parceria com a equipe RoboFEI, da Faculdade de Engenharia Industrial, do Centro Universitário de São Bernardo do Campo, a Equipe de Desenvolvimento em Robótica Móvel (EDROM), da Faculdade de Engenharia Mecânica da UFU, representa o Brasil na categoria robô humanoide, na qual nunca houve participação de brasileiros. Concorrentes deste grupo devem construir um robô que seja baseado na aparência do corpo humano e o senso de movimento como os homens.
A final do campeonato acontece na quinta-feira (24/7). Além dos competidores, conta com espectadores de fora, já que as portas são abertas ao público nos dias de competição.
O encontro, que pela primeira vez é sediado na América do Sul, surgiu em 1997, no Japão, com o objetivo de, até 2050, criar um time de robôs capaz de ganhar da equipe humana campeã mundial de futebol.
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS