Pular para o conteúdo principal
Arte

Professor da UFU realiza mostra fotográfica

Paulo Angerami criou o próprio equipamento

Publicado em 12/08/2014 às 13:58 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:11

A partir do dia 22 de agosto, estará aberta ao público a exposição fotográfica “Antes do Momento Presente – série narrativas da luz”, do fotógrafo e docente do curso de graduação em Artes Visuais da UFU, Paulo Mattos Angerami. As fotos estarão expostas na galeria Lourdes Saraiva Queiroz, na Oficina Cultural de Uberlândia, até o dia 10 de outubro. A abertura da exposição acontece no dia 21 de agosto, a partir das 20h, no mesmo local.

A mostra é composta por duas fotografias inéditas com cerca de dez metros de extensão cada uma. De acordo com o fotógrafo, as fotos são incomuns e foram obtidas por meio de um processo diferenciado. “Para produzir as imagens desta série fotográfica, venho desenvolvendo um dispositivo desde 2010, que chamo de Cameron. Montado no espaço a ser fotografado, ou seja, no espaço onde vou produzir uma ‘narrativa da luz’, esse dispositivo captura uma sequência de imagens, tal que o ponto de vista de todas as imagens gira em torno de um eixo fixo”, esclarece Paulo Angerami. O processo de produção das fotografias dura dias e o equipamento chega a registrar em torno de 26 mil fotos. “É como se fosse um lento escaneamento do espaço, registrando todas as variações da luz. Uma imagem final ou uma 'narrativa da luz' pode chegar a ter mais de trinta metros de comprimento, mas, para esta exposição, as imagens foram impressas com um tamanho reduzido e têm pouco mais de dez metros”, conclui o professor.

Há mais de 20 anos que Paulo Angerami projeta e constrói os dispositivos que utiliza para tirar fotografias. “Cameron”, nome do dispositivo utilizado para produzir as fotos da exposição, foi feito a partir de uma câmera digital antiga, um motor de impressora, um eixo de bicicleta e circuitos eletrônicos. “Tudo foi projetado e desenvolvido por mim. Todo o software e todo o hardware, a programação, os circuitos eletrônicos e estruturas mecânicas”, afirma o professor. Segundo ele, a inspiração para essa mostra está relacionada ao tempo. “O que é, como o percebemos e como pode ser representado numa imagem”, diz.

A Oficina de Cultura de Uberlândia fica localizada na Praça Clarimundo Carneiro, 240, bairro Fundinho. A visitação à exposição estará aberta de segunda à sexta-feira, das 12h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h.

Fotos: Arquivo pessoal

A11y