Publicado em 29/09/2014 às 15:30 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:11
No dia 1º de setembro, dois discentes do curso de Agronomia, sob a orientação do professor Enio Tarso de Souza Costa, defenderam os primeiros trabalhos de conclusão de curso do Campus Monte Carmelo.
O trabalho intitulado “Sorção de cádmio e de chumbo em um subproduto da indústria cerâmica” foi defendido pela discente Patricia Cristina Ribeiro, que possui bolsa de iniciação científica pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). A pesquisa “Sorção de arsenato e de fosfato em um subproduto da indústria cerâmica” foi defendida pelo discente Patrick Vieira Silva, que possui bolsa de iniciação científica pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Os trabalhos tratam do reaproveitamento de subprodutos para uso como adsorvente e compõem parte de um projeto intitulado “Estratégias para Reaproveitamento de Subproduto da Indústria Cerâmica como Adsorventes para Tratamento de Efluentes de Laboratório”. Esse projeto, coordenado pelo professor Enio Costa, está sendo executado com recursos financiados pela Fapemig, contempla uma inovação tecnológica e envolve questões ambientais importes para o desenvolvimento sustentável, cujo relatório para pedido de proteção intelectual está em fase de elaboração.
Professor Enio Tarso de Souza Costa e discente Patricia Cristina Ribeiro
Professor Enio Tarso de Souza Costa e discente Patrick Vieira Silva
Palavras-chave: Campus Monte Carmelo
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS