Publicado em 02/10/2014 às 15:00 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:11
Está acontecendo na UFU a XVII Semana de Filosofia. O evento internacional tem como tema o sujeito pós-metafísico abordado pelo pensamento de Jean-Luc Marion. Segundo Alexandre Guimarães, docente e diretor do Instituto de Filosofia, o evento é um acontecimento no sentido filosófico. Para ele, ter em Uberlândia a possibilidade de discutir com um grande pensador da atualidade com expressão mundial na UFU ajuda no processo de amadurecimento e consolidação da própria universidade.
Entre os principais temas dos estudos de Marrion estão o Dom, o Amor e a Intencionalidade. Segundo o filósofo, a fenomenologia permite descrever racionalmente fenômenos novos, comparar os fatos e voltar ao limite do que é considerado como racional. “O funcionamento essencial é demonstrar que a racionalidade não se limita ao mundo dos objetos”, afirma. Guimarães acrescenta que o pensamento do filósofo é em torno de descobrir os temas da filosofia para além de uma simples teoria do conhecimento ou epistemologia. São temas que somente a filosofia pode pesquisar. O docente salienta ainda a importância do espaço para a discussão sobre o pensamento de uma fonte primária.
Ao refletir sobre a filosofia no Brasil, Marion ressalta que o país tem longa tradição cultural. “Eu acredito que felizmente não existe uma filosofia brasileira, existe aqui todas as formas de filosofia que fazemos em todo lugar e isso é de uma maturidade cultural do país. Existe o pensamento político, de engajamento, analítico, tecnológico, ético, fenomenologico, ontologico. Isso é uma grande vantagem porque em muitos países a filosofia é limitada a uma tradição nacional”, finaliza Marion.
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS