Publicado em 10/12/2014 às 11:47 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:10
O aluno Higor Hernandez Silva, do curso de Sistemas de Informação da Faculdade de Computação (FACOM), participante do programa Ciência Sem Fronteiras, foi premiado no Hackathon, um desafio tecnológico muito comum em países como Estados Unidos e Canadá, realizado entre os dias 14 e 16 de novembro, no Canadá.
Há cerca de um ano, Higor se inscreveu no Programa Ciência sem Fronteiras e foi para a University of Toronto Mississauaga. Como aluno do programa, ele se inscreveu no Hackathon, juntamente com mais quatro alunos de outras universidades. O objetivo proposto no evento era que fossem desenvolvidas soluções que pudessem ser aplicadas ao esporte e que utilizassem tecnologias sem fio.
O projeto desenvolvido pela equipe de Higor consistia em um sistema que analisava um conjunto de sensores existentes em produtos de tecnologia móvel (smartwatch e iBeacons) que permitia mapear a movimentação de atletas de hóquei no gelo. Essa análise permite que treinadores avaliem a movimentação de cada atleta e possam sugerir correções, estratégias de jogo, etc. Como prêmio, o grupo recebeu uma quantia em dinheiro no valor US$ 7.500,00 e a oportunidade de trabalhar com os patrocinadores do evento e tornar a ideia do projeto realidade.
De acordo com o professor Maurício Escarpinati, tutor do PET, não houve, ao menos de forma direta, apoio de docentes da FACOM nesse projeto específico. Para ele, o bom desempenho do aluno reflete a qualidade do ensino que é oferecido no curso.
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS