Publicado em 10/12/2014 às 13:25 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:10
Nos dias 03 e 04 de dezembro a equipe da Diretoria de Comunicação (Dirco) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) esteve na cidade de Ouro Preto em visita técnica para conhecer a infraestrutura da comunicação da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). Na ocasião, o coordenador da Central de Comunicação Público-Educativa da UFOP, Francisco José Daher Júnior (Chico Daher) apresentou os setores da Coordenadoria de Comunicação Institucional, entre eles o Núcleo de Projetos Gráficos, Núcleo Administrativo, Acervo, Assessoria de Imprensa, Televisão, Rádio e WebTv.
O coordenador afirma que a visita da UFU à UFOP proporciona o diálogo intercultural, intersetorial que produz conhecimento. Para ele, as diferenças se somam e multiplicam. “Temos conflitos, problemas, desafios diários. É necessário que trabalhemos com um nível de autonomia muito grande. Eu falo sempre para a equipe, só temos um tempo verbal proibido: o futuro do pretérito. Nada de eu faria, e sim vamos fazer”. Segundo Daher, os desafios enfrentados pela comunicação da Ufop não é diferente das demais. São principalmente os recursos financeiros, o fato de todos acharem que sabem de comunicação; e que desconhecem a nossa função de mediação em que temos que dar voz a todos e passar para a comunidade todo o conhecimento produzido na universidade. Outro desafio é o da inovação, e incentivar todos os colaboradores a sair da rotina, esse é o nosso principal diferencial, diz ele.
A diretora de comunicação da UFU, professora Maria Clara Tomaz Machado, acrescenta que desde que assumiu o cargo, em 2013, apoia uma série de projetos e ações, onde se destaca as visitas técnicas para que a equipe da Dirco possa conhecer as realidades da comunicação nas demais universidades públicas. Maria Clara ressalta: “Estamos aqui aprendendo. Conseguimos observar que com criatividade podemos fazer muito mais. Esse é o principal aprendizado que tiramos nessa visita”.
Segundo o reitor da UFOP, Marcone Jamilson Freitas Souza, a integração entre as instituições é sempre válida. “Eu, enquanto pesquisador, só consigo me desenvolver mais na produção científica se eu interagir com outros pesquisadores de outras instituições. A troca de ideias favorece a todos”, enfatiza Souza. Ele acrescenta que a comunicação é necessária para dar publicidade a todas as ações da universidade. Sendo umas das formas de prestação de contas do que é feito com todo o investimento público aplicado na instituição.
Clique aqui e veja a galeria de imagens.
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS