Pular para o conteúdo principal
Prevenção

HC promove Semana Mundial de Luta contra o preconceito pela Hanseníase

Atividade será de 26 a 30 de janeiro

Publicado em 23/01/2015 às 11:19 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:13

Texto: Assessoria HC

O Centro de Referência Nacional em Dermatologia Sanitária e Hanseníase do Hospital de Clínicas de Uberlândia da Universidade Federal de Uberlândia (Credesh /HCU-UFU) e o Programa de Controle da Hanseníase da Secretaria Municipal de Saúde promovem de 26 a 30 de janeiro, a Semana Mundial de Luta contra o preconceito pela Hanseníase.

De 26 a 29 de janeiro haverá divulgação sobre a doença, nas unidades de saúde de Uberlândia e, no dia 30, as ações para conscientizar e alertar a população sobre os sintomas e a importância do tratamento acontecem na praça Tubal Vilela.

A hanseníase é uma doença crônica, proveniente de infecção causada pelo Mycobacterium Leprae. Considerada uma doença infecto-contagiosa, de evolução lenta, manifesta-se através de sinais e sintomas dermatoneurológicos, como lesões na pele e nos nervos periféricos, principalmente, nos olhos, mãos e pés.

De acordo com os especialistas, representa um problema de saúde pública que exige vigilância em todos os níveis de atenção. O tratamento é gratuito e está disponível nas unidades de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS).

O diagnóstico precoce da hanseníase e o tratamento adequado evitam a evolução da doença e impedem as incapacidades físicas, por ela provocadas.

A organização do evento conta com a parceria do Movimento de Reintegração da Pessoa Atingida pela Hanseníase (MORHAN), da Sociedade Eunice Weaver e da Casa das Bem Aventuranças (CBA).

PROGRAMAÇÃO:

- 26, 27, 28 e 29 de Janeiro – Divulgação da doença nas Unidades de Saúde – Informações na Sala de Espera das Unidades de Saúde (ACS – Agente Comunitário de Saúde)

- 30/01 – Divulgação da Hanseníase – Praça Tubal Vilela – 9h às 16h – Ação Conjunta dos Parceiros – stand e distribuição de material informativo.

A11y