Pular para o conteúdo principal
TV UFU

Presidente da Rede Minas visita TV Universitária da UFU

Objetivo é conhecer instalações e afinar diálogo com atual gestão

Publicado em 06/02/2015 às 18:09 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:13

A professora Maria Clara Tomaz Machado, diretora de Comunicação da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU), e o professor João Batista do Amaral, diretor da Fundação Rádio e Televisão Educativa de Uberlândia (RTU), recepcionaram o novo presidente da Fundação TV Minas Cultural e Educativa (Rede Minas), Israel do Vale Neto, em visita às instalações do Jornalismo, TV e Rádio Universitária nesta sexta-feira (06/02). Israel do Vale está em Uberlândia para participar da X Semana da Cultura Popular e III Seminário de Economia da Cultura.

A TV Universitária é afiliada da Rede Minas desde o ano 2000 e conta com uma equipe de 49 funcionários, que produzem 20 horas semanais de conteúdo. Além disso, apresenta aproximadamente 12 horas de produção de parceiros e, em março, estreia a nova grade de programação, com quatro novos programas.

Em 30 anos de atividade, a Rede Minas tem em Israel seu 18º presidente, empossado em 22 de janeiro deste ano, tendo a publicação no Diário Oficial do Estado Minas Gerais ocorrido no mesmo dia.

A Rede Minas de Televisão foi fundada em dezembro de 1984, por Tancredo Neves, e é uma emissora pública e educativa com o objetivo de potencializar o intercâmbio de valores, educação e cultura para a população, por meio da produção e veiculação de programas de televisão de interesse público.

Integrada à política cultural do Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, a Rede Minas tem a missão de enriquecer a vida das pessoas com serviços, produção, distribuição e exibição de conteúdos audiovisuais informativos, culturais e educativos.

É a terceira maior TV pública do Brasil e está presente em mais de 765 cidades do Estado de Minas Gerais, via estações retransmissoras, prefeituras e 50 TVs educativas afiliadas. Éa emissora de TV de Minas Gerais que mais produz conteúdos inéditos em número de horas.

Durante o encontro com os gestores da Dirco e da RTU, Israel do Vale ressaltou que "a questão crucial de sua gestão será a de estabelecer um outro nível de diálogo com os parceiros da Rede Minas no interior de Minas Gerais. É determinante e estratégico pactuar de maneira ampla a nova realidade, fortalecendo o fluxo de entendimento entre nossos parceiros de maneira mais saudável", e iniciar essa ação por Uberlândia é importantíssimo, disse.

O diretor da RTU, professor Amaral, salientou durante a reunião que "receber o presidente da Rede Minas reforça nossa intenção em intensificar nosso intercâmbio, visando a aumentar a divulgação da grade de programação desta importante rede, junto à TV Universitária, da cultura e dos atos do Governo de Minas Gerais.

Acompanhando Israel do Vale, o produtor cultural Rubem dos Reis, realizador X Semana da Cultura Popular e III Seminário de Economia da Cultura, promovidos pela produtora Balaio do Cerrado, disse que "a UFU faz toda a diferença para a produção cultural no município e que a parceira foi crucial apara a consolidação do evento".

A professora Maria Clara disse estar satisfeita com essa oportunidade em receber o representante da Rede Minas e salientou: "com essa visita temos a chance de reiniciar nosso diálogo com a Rede Minas, de maneira objetiva".

O evento recebe ainda um ex-aluno da UFU, Luciano Santos, que é hoje secretário de Cultura do município de Rondonópolis, no estado do Mato Grosso; o Superintendente de Fomento e Incentivo à Cultura do Governo de Minas Gerais, Felipe Amado Leite; o vice-presidente do Consec, de Aníbal Macedo, junto com outros cinco conselheiros; e mais o produtor cultural Bruno Bento, da cidade de Teófilo Otoni, entre muitos outros importantes convidados.

Neste sábado (07/02), às 10 da manhã, na Oficina Cultural, Felipe Amado Leite e Israel do Vale Neto comandam uma mesa de trabalhos da X Semana da Cultura Popular e III Seminário de Economia da Cultura. A Oficina Cultural fica no centro de Uberlândia, na Praça Clarimundo Carneiro.

A11y