Publicado em 04/02/2015 às 12:40 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:13
Lucas Tondini (Estagiário de Graduação)
A Resolução Nº15/93, do Conselho Universitário Consun) da UFU, proíbe a prática do trote dentro da Instituição. Tal ato infracional é analisado e avaliado por uma comissão de sindicância e seus resultados apresentados ao Consun, cujas penas poderão ir desde suspensão, até o desligamento definitivo da instituição.
Segundo a pró-reitora de Graduação, Marisa Lomônaco de Paula Naves, “o trote é uma manifestação agressiva. Tem um significado de domínio e privilégio de alguém sobre alguém. É desrespeitoso porque coloca a pessoa que conquistou um lugar na universidade em situação de ridicularidade”. A pró-reitora defende, ainda, que receber o aluno de forma amigável é o primeiro passo para que ele se sinta incluído no ambiente universitário.
A UFU procura promover o espírito universitário, ressaltando o respeito e a diversidade dentro da instituição. Marisa afirma que esses pontos são fundamentais para que o aluno encontre seu lugar: “Queremos receber nosso estudante em um mundo que é novidade para ele, um mundo que tem visões díspares, em que ele vai precisar compreender o lugar do outro e assumir o seu lugar. Ele precisa encontrar companheiros, pessoas de reflexão coletiva”.
Levando em conta a promoção do espírito universitário, do ponto de vista preventivo, a UFU tem realizado campanhas, palestras e debates a cada processo seletivo para inibir a prática do trote e tem buscado novas alternativas de recepção aos estudantes.
Em relação ao “trote solidário”, a pró-reitora alega que não é uma prática totalmente solidária, pois ainda há predomínio dos veteranos sobre os calouros, visto que somente os últimos participam da prática. “O sentido do solidário seria interessante se realmente nós pudéssemos envolver toda a comunidade nesse ato de solidariedade”, alega.
Recepção
Para o primeiro semestre de 2015 a UFU está disponibilizando 3.136 vagas, distribuídas em 74 cursos. A expectativa é de que a universidade consiga preencher todas as vagas, mas devido ao processo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a confirmação será dada somente em abril.
A recepção aos ingressantes contará com a apresentação do reitor, vice-reitor e pró-reitores para dar as boas vindas aos ingressantes. A programação também irá apresentar aos calouros uma visão geral do que é a universidade e o que ela oferece em termos de formação: bolsas, opções de trabalho, estágio, envolvimento com pesquisa, grupos de estudo, de pesquisa, etc. e também os serviços que a universidade oferece, como restaurante, moradia, programas de atendimento, bolsas transporte, auxílio, Programa de Educação Tutorial (PET). Além disso, muitos cursos e unidades acadêmicas preparam suas próprias recepções, apresentando os professores e o curso. A programação de recepção ainda inclui atividades culturais.
Samantha Vehaeg é uma das ingressantes do primeiro semestre de 2015. A estudante, que vai cursar Jornalismo, está ansiosa para ingressar na instituição e acredita que fez a escolha certa ao optar pela UFU. “No curso, espero desenvolver minhas habilidades e dentro da UFU acredito que vou conseguir o apoio necessário para o desenvolvimento como profissional”, diz.
Ainda de acordo com a pró-reitora Marisa, a entrada de novos alunos é importante para consolidar a UFU como uma instituição de qualidade. “Queremos muito que os novos alunos fiquem aqui conosco e que eles nos ajudem a construir a nossa universidade. Aqui, eles vão encontrar cursos muito bons e professores preparados”, finaliza.
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS