Publicado em 29/04/2015 às 13:56 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:12
Foto: Milton Santos
A Audiência Pública que apresentou a atualização do Plano Diretor Físico do campus Pontal e os projetos urbanístico e paisagístico elaborados pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo foi realizada nesta terça-feira (28/04), em Ituiutaba. Os trabalhos foram acompanhados pelo Grupo de Trabalho do Plano Diretor Campus do Pontal (GTTPD), criado há dois anos, composto por representantes da comunidade universitária – professores, estudantes e técnicos administrativos.
O GTTPD foi instituído para dar andamento às discussões do Plano Diretor Físico, elaborado em 2009. “Tivemos que rever algumas questões e definir o planejamento do campus e as obras prioritárias”, explicou a professora Maria Eliza Guerra, coordenadora do grupo.
Uma pesquisa online realizada com toda comunidade universitária, de agosto a dezembro de 2014, auxiliou na definição de ações. De acordo com Maria Eliza, o Plano não está fechado. "A comissão vai obedecer ao Plano Institucional de Desenvolvimento e Expansão (Pide) e os recursos disponíveis pela UFU", explica.
Além da comunidade acadêmica do Pontal, participaram da audiência o reitor da UFU, Elmiro Santos Resende, pró-reitores e o prefeito universitário, Régis Teodoro.
Etapas
O Plano Diretor Físico seguirá algumas etapas, contemplando obras a curto, médio e longo prazos. Entre as obras a curso prazo (2014-2015) estão: CT Infra, laboratórios de ensino, auditório, sala de professores e complexo esportivo. Esse último está com projetos arquitetônico e orçamentário prontos, aguardando liberação de verbas. Para essa etapa serão investidos cerca de R$ 20 milhões.
Na segunda etapa (2015-2021), o plano prevê obras de acesso, estacionamentos, reservatório de água, praças, biblioteca e centro de convivência. Na terceira etapa (2021-2024) serão feitas obras em calçadas, ciclovia, canteiros, ruas, restaurante universitário e portarias 3, 4 e 5.
De acordo com o prefeito universitário Reges Teodoro, "o plano diretor vai nortear todo o caminhar do campus, desde construção, infraestrutura, estacionamento, água e esgoto a localização dos futuros prédios. É ele que vai direcionar qual o caminho do campus", ressaltou o prefeito.
Segundo o reitor, "temos que construir a universidade dentro do conceito de sustentabilidade e darmos nossa contribuição social. É nesse conjunto que devemos construir uma universidade voltada para a cidadania. O plano diretor traz a possibilidade de melhoria para todos".
Ao final da audiência, os estudantes defenderam a ideia de que sejam criados espaços coletivos voltados para os alunos. "Vamos discutir na comissão e incluir como pedido da audiência", destacou Maria Eliza. Após as adequações, o plano será entregue ao reitor, que vai encaminhar ao Conselho Universitário (Consun) para ser aprovado.
Acesse aqui para ver a galeria de imagens.
.
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS