Pular para o conteúdo principal
Formação

Docentes da UFU aprendem com cultura xavante

Indígenas foram convidados para diálogo intercultural

Publicado em 24/04/2015 às 22:09 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:12

Grupo veio de aldeia instalada próximo ao município de Barra do Garça (MT) - Foto: Milton Santos

Na tarde desta sexta-feira, 24/04, o projeto “Roda de conversa”, promovido pela Divisão de Formação Docente da Diretoria de Ensino (Difdo/Diren) contou com a participação de 10 indígenas da etnia Xavante para um diálogo intercultural com professores da UFU.
A temática indígena foi escolhida pela Difdo para aprimorar as ações desenvolvidas para constituir uma política de educação das relações étnico-raciais na UFU, em atendimento à legislação que exige a inclusão de conteúdos deste tema nos projetos pedagógicos dos cursos de graduação. "A presença de indígenas aqui em Uberlândia culminou com a nossa necessidade de buscarmos oportunidades para nos inteirarmos mais da cultura deles", afirma a professora Geovana de Melo, diretora de Ensino.
O grupo vive com outros 442 índios na aldeia Mucurá, próximo ao município de Barra do Garça, em Mato Grosso. “Os Xavante são uma etnia do tronco linguístico Macro-jê e habitam o cerrado brasileiro”, observa Lídia Meirelles, coordenadora do Museu do Índio/UFU e uma das promotoras do evento. Ela chama a atenção para a diferença entre cada etnia. Como explica, acreditar que, por exemplo, um Xavante e um Guarani são iguais é o mesmo que confundir um grego com um chinês. "Cada grupo é um universo", afirma.
No encontro, os participantes quiseram saber como é a vivência na namunkura. Abordaram temas como o processo educativo, a relação dos jovens com a cultura não-indígena, o uso de drogas. "Trouxe o meu povo da minha etnia para mostrar as suas características, para os estudantes de Uberlândia refletirem sobre os povos indígenas, para valorizar a cultura de um povo que está resistindo", declarou o xavante Gaspar Waradzéré Tsiwari, que desenvolve um projeto educativo bilingue na aldeia. Segundo ele, restam 19 mil Xavante no país.
Pela manhã, o grupo se reuniu com professores da rede municipal de ensino (o encontro ocorreu a partir de uma parceria entre o Museu do Índio e a Secretaria Municipal de Saúde de Uberlândia). O "Roda de Conversa" acontecu na Sala de Videoconferência da Diretoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (Drii), no Campus Santa Mônica e foi transmitido para outros campi da UFU.

A11y