Publicado em 10/04/2015 às 17:01 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:13
Na última quinta feira, dia 09 de abril, uma denúncia foi feita na tribuna da Câmara Municipal de Uberlândia em relação a projetos de extensão executados com recursos de emendas parlamentares.
Há mais de dez (10) anos a Universidade Federal de Uberlândia-UFU recebe recursos oriundos de emendas parlamentares de deputados que atuam na região, propostos por diversos segmentos da sociedade e da comunidade universitária, as quais foram desenvolvidas sob a responsabilidade de coordenadores da comunidade e/ou servidores da UFU. Essas emendas foram executadas mediante projetos e planilhas orçamentárias apresentadas pelos respectivos coordenadores e proponentes.
As solicitações para a execução das atividades dos projetos foram formalizadas pelos coordenadores ou representante legal por eles estabelecido formalmente. Os pagamentos relativos a essas atividades, também ocorreram mediante solicitação formal, atestando que os serviços foram executados. Esclarecemos que é procedimento padrão da Universidade que os pagamentos de serviços de terceiros para pessoa física sejam nominais, por meio de depósito em conta corrente ou ordem bancária.
Pontualmente, em relação às alegações do professor de dança Willian Garcia Santos, esclarecemos que o mesmo, conforme documentação da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis (Proex/UFU), entregue pelos coordenadores de projetos no processo de execução dos mesmos, participou na execução de atividades de três projetos e recebeu por elas, ao longo do ano de 2013, por meio de ordem bancária nominal, cinco pagamentos que somam a quantia líquida, descontados encargos previstos em lei, de R$. 8.329,51 (oito mil, trezentos e vinte e nove reais e cinquenta e um centavos).
Quanto à alegação do referido professor de que o CPF dele teria sido usado indevidamente, no que se refere à Proex/UFU, a alegação não procede e de forma alguma seria possível tendo em vista o rigoroso processo de execução financeira praticado pela Universidade.
Esclarecemos, ainda, que visando a alcançar melhor transparência e eficiência na gestão dos recursos públicos, a partir de 2014, a Proex/UFU estendeu aos recursos de emenda parlamentar o procedimento de seleção de projetos por meio de editais e ampliação dos mecanismos de acompanhamento da execução dos projetos aprovados.
Reitoria da Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS