Publicado em 22/04/2015 às 08:22 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:13
A Comissão sobre Álcool e outras Drogas da Universidade Federal de Uberlândia (CAD/UFU) promove, no dia 29 de abril, o “Circuito de diálogos: pensando a política de drogas”. O encontro começa às 19 horas, no Anfiteatro 5R AB, do Campus Santa Mônica. O circuito vai ser aberto às comunidades interna e externa. Participam dos debates Helena Fonseca Rodrigues, da Secretaria Nacional de Política sobre Drogas, e Domiciano José Ribeiro Siqueira, da Associação Brasileira de Redução de Danos.
Segundo o professor Leonardo Barbosa e Silva, diretor de Assuntos Estudantis e presidente da CAD, desde que foi criada, em dezembro de 2013, a comissão tem se dedicado a elaborar a política sobre drogas da universidade. A CAD/UFU tem 13 integrantes. Fazem parte do grupo professores, estudantes e servidores da instituição, como psicólogas. Há também uma servidora da Prefeitura Municipal de Uberlândia. “Durante algum tempo, foram realizados diagnósticos, levantadas as políticas locais, estaduais e nacionais, além das experiências de outras instituições”, explica Leonardo Barbosa. “Agora, a CAD pretende abrir um circuito de diálogos com a comunidade para subsidiar a proposta de política sobre drogas que será elaborada”, informa.
A ideia é organizar vários eventos. O objetivo é iniciar o debate sobre a Política Nacional de Drogas. “Neste sentido, refletiremos sobre a política do governo federal, seus avanços e limites e, principalmente, o que dela se pode extrair para nossa realidade”, explica.
Diagnósticos
Foram feitos três tipos de diagnósticos. O primeiro trata do mapa das vivências, para saber quais as relações estabelecidas entre os frequentadores dos espaços tradicionalmente relacionados ao uso de drogas. Depois, foi realizado o levantamento das instituições e das políticas no município de Uberlândia que trabalham com a temática. Finalmente, foram levantadas as experiências nacionais presentes em outras universidades. Esse resultado, segundo Leonardo Barbosa, faz parte de um relatório parcial que vai ser publicado em agosto.
No mesmo período, foi criado o Centro Regional de Referência. Trata-se de um centro de formação de profissionais (saúde, segurança e judiciário) para abordar a temática das drogas. As primeiras atividades devem começar em maio, com abrangência regional. O objetivo é constituir um espaço interdisciplinar de diagnóstico de demandas formativas, de diálogos inter-redes e de produção e socialização de conhecimento teórico e prático. A proposta é articular ensino, pesquisa e extensão com foco no campo das políticas sobre drogas. O centro deve desenvolver cursos, seminário, pesquisa e formação de conteúdos permanentes.
Palavras-chave: COMBATE AO USO DE DROGAS
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS