Pular para o conteúdo principal
História

UFU realiza palestra sobre as mulheres do século XX

Na sequência haverá lançamento de livros

Publicado em 23/04/2015 às 09:36 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:13

Lucas Tondini (Estagiário de Graduação)

Na próxima sexta-feira (24/04), a UFU realizará a palestra Desertoras da Família: a solteirona e as feministas em Minas nas primeiras décadas do século XX. A palestrante será a Professora Cláudia Maia, historiadora da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), que abordará o tema de mulheres que não seguiram o que a sociedade exigia naquela época, como o casamento e submissão ao marido, e, também, retratará a história das feministas daquele tempo. A palestra será realizada nos anfietatros A e B do Bloco R, no campus Santa Mônica, às 19h. Não é necessário fazer inscrição.

Após a palestra, haverá o Boteco das Mulheres, com música e a tradicional comida de boteco. O Boteco vai acontecer às 21h na Sede Provisória da ADUFU, localizada na Rua da Juventude, 113, Finotti. Na ocasião, serão lançados dois livros: História das Mulheres e do Gênero em Minas Gerais, de Cláudia Maia e Vera Puga; e Educação e culturas populares em diferentes contextos educativos, organizado por Benerval Pinheiros Santos, Cristiane Coppe de Oliveira e Olenir Maria Mendes.

O livro História das Mulheres e do Gênero em Minas Gerais reúne 22 capítulos, distribuídos em três partes: Transgressoras e insubmissas mineiras; Damas, donas do sertão e Saberes e fazeres femininos. Com quase 600 páginas, o trabalho, em certa medida, dá voz às mulheres mineiras do passado.

O segundo livro abre espaços para diferentes formas de compreensão da realidade no contexto da pesquisa em Educação e Culturas Populares. A publicação procura mostrar novos olhares para a pesquisa, rompendo com o pensamento eurocêntrico de ciências e priorizando os valores humanos da constituição de suas ações e práticas, evidenciando o ensino, a pesquisa e a extensão no espaço acadêmico-científico.

A obra traz diferentes olhares, proporcionando diferentes leituras e diálogos trazendo uma defesa irrestrita dos saberes produzidos coletivamente pelo povo, para o povo e com o povo, de caráter popular e libertador.

O livro é organizado em três partes, que pretendem proporcionar olhares em diferentes faces na temática Educação e Culturas Populares. Nelas estão um conjunto de dez textos que se interconectam e que proporcionam ao leitor contribuições para a compreensão da Educação e Culturas Populares em diferentes contextos educativos, sob diferentes olhares, em uma perspectiva emancipatória.

A11y