Pular para o conteúdo principal
Cultura

Experiência do Museu do Índio da UFU é publicada entre melhores do Brasil

Projeto reconhecido pelo Ibram prezou pela valorização do patrimônio linguístico indígena

Publicado em 19/05/2015 às 10:01 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:12

Lucas Tondini (Estagiário de Graduação)

A publicação Educação Museal: experiências e narrativas, com as melhores iniciativas em ações educativas dos museus brasileiros, foi lançada recentemente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). A obra traz, dentre outros projetos, a experiência educativa promovida pelo Museu do Índio da UFU.

O Museu do Índio participou da seleção ao Prêmio Nacional Darcy Ribeiro, promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus do Ministério da Cultura, que visa a contemplar práticas relacionadas à ação educativa em museus brasileiros. Juntamente com 15 projetos selecionados, o museu da UFU teve seu artigo publicado nos relatos de experiências dos projetos laureados em 2010.

O projeto apresentado, O Lugar onde Moro: topônimos indígenas e seus significados, objetivou despertar o interesse e a valorização do patrimônio linguístico indígena, presente nos nomes de ruas, bairros e praças do município de Uberlândia, aprofundando, com isso, o reconhecimento e o sentido de pertencimento do lugar onde se vive. Participaram desta ação educativa 60 escolas da rede pública e seis ONGs de Uberlândia, perfazendo um total de 3.250 crianças e adolescentes, durante o ano de 2009.

A11y