Pular para o conteúdo principal
Engenharia Civil

Pesquisa pioneira na América Latina avalia o comportamento dos condutores de veículos

Simulador e sistema de rastreio ocular contribuem para mensurar a reação perante a sinalização; pesquisa é realizada em parceria da UFU com a USP São Carlos

Publicado em 22/06/2015 às 09:13 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:12

Simulador é composto por um modelo virtual de rodovia, um sistema de projeção visual de três telas, um sistema de som, um cockpit de carro e um sistema de rastreio ocular com quatro câmeras

Com o intuito de avaliar o comportamento dos condutores de veículos, pesquisadores da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e da Universidade de São Paulo de São Carlos (USP) criaram um simulador de direção que reproduz virtualmente rodovias brasileiras. A reação perante a sinalização, o tráfego e o traçado da pista são mensuradas por meio de sistema de rastreio ocular. O trabalho é pioneiro na América Latina.

O professor Rogério Ribeiro, da Faculdade de Engenharia Civil da UFU, explica a importância do simulador ligado ao rastreamento ocular para aproximar a experiência da realidade: “este experimento está sendo replicado no trecho real para condições naturais de direção, também através do sistema de rastreio ocular, para complementar a validação do simulador”.

Clique aqui e confira um vídeo do simulador em comparação com a rodovia.

No primeiro experimento, em uma reprodução virtual de um trecho de 10 km da Rodovia Régis Bittencourt, foram verificadas as percepções dos condutores perante a sinalização vertical disponibilizada durante o percurso. Os resultados apontam que os condutores que visualizaram as placas (em média um em cada três sinais foram vistos) reduziram duas vezes mais a velocidade que os demais, o que indica a necessidade de aprimoramento dos projetos de sinalização para aumentar a segurança e diminuir o índice de acidentes nas rodovias brasileiras.

Grupo responsável pela pesquisa trabalha para inserir uma cabine real de carro no simulador

Para aprimorar a experiência, o grupo responsável pela pesquisa trabalha para inserir uma cabine real de carro no simulador e assim ter condições de observar comportamentos ainda mais realísticos. Em menos de seis meses em funcionamento, o simulador já tem sido utilizado em quatro projetos de pesquisa. Na UFU, duas iniciações científicas relacionadas ao tema estão em andamento com a participação de estudantes do curso de Engenharia Civil.

A11y