Publicado em 01/07/2015 às 09:50 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:12
Lucas Tondini (Estagiário de Graduação)
O Herbarium Uberlandense do Instituto de Biologia da UFU (HUFU) contribuiu para o acervo do Herbário Virtual-Reflora do Jardim Botânico, no Rio de Janeiro. O HUFU teve o compromisso de digitalizar as 70 mil amostras, depositadas no acervo. O evento de lançamento do Herbário-Virtual Reflora, na manhã de 25 de junho, reuniu representantes do governo britânico, do CNPq, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Royal Botanic Gardens - Kew e Jardim Botânico do Rio de Janeiro no Herbário do JBRJ.
O Herbário Virtual-Reflora é um projeto do CNPq para o repatriamento digital de imagens e dados de amostras de plantas brasileiras que se encontram em herbários estrangeiros. Grande parte dos primeiros registros da flora brasileira está no exterior porque, até meados do Século XIX, muitos naturalistas estrangeiros visitaram o Brasil, recolheram aqui amostras de plantas nativas para estudo e as levaram para seus países de origem.
O Programa "Plantas do Brasil: Resgate Histórico e Herbário Virtual para o Conhecimento e Conservação da Flora Brasileira - REFLORA" tem como objetivo resgatar e disponibilizar para o Brasil e para o mundo imagens e informações de amostras da flora brasileira coletadas nos séculos XVIII, XIX e XX por missões estrangeiras, depositadas no Royal Botanic Gardens de Kew (RBGK) da Inglaterra, e Muséum National d'Histoire Naturelle de Paris (MNHN) - França.
Herbarium Uberlandense
O Herbário Uberlandense (HUFU) consiste em uma coleção de plantas secas que serve como referência para trabalhos de pesquisa em diversas áreas da biologia, notadamente da Sistemática Vegetal. Além disso, a coleção pode servir em projetos pedagógicos relacionados com a Botânica e também para trabalhos de extensão que envolvam a diversidade vegetal. Trata-se de um dos maiores herbários de Minas Gerais e possui uma coleção de referência para o Triângulo Mineiro e arredores.
O acervo do Herbarium Uberlandense conta atualmente com cerca de 68 mil exemplares registrados e constitui uma importante coleção de referência para a flora do Cerrado do estado de Minas Gerais. A coleção tem sido ampliada consistentemente por coletas de pesquisadores da Universidade Federal de Uberlândia. As atividades de rotina incluem a atualização das identificações e a permuta de exemplares com outras Instituições, o que tem resultado em um aumento no número de exsicatas e num acervo com identificação comprovada por especialistas.
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS