Pular para o conteúdo principal
Gestão

Reitor recebe imprensa para tratar de segurança na UFU

Coletiva aconteceu nesta quinta-feira

Publicado em 24/09/2015 às 14:14 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:12

O coordenador interino da Divisão de Vigilância, Marco Antônio Silva; o diretor de Logística, Wesley Marques; o reitor da UFU, Elmiro Santos Resende; e o diretor de Assuntos Estudantis, Leonardo Barbosa e Silva, participaram da coletiva de imprensa (Foto: Milton Santos)

O reitor da Universidade Federal de Uberlândia, Elmiro Santos Resende, concedeu entrevista coletiva na manhã desta quinta-feira (24/09) para falar sobre segurança nos campi da instituição.

De acordo com o reitor, a universidade tem em seu quadro 44 vigilantes admitidos pelo Regime Jurídico Único e 250 de empresas terceirizadas, espalhados pelos diversos campi. Além disso, segundo Resende, a UFU encaminhou um projeto de convênio com a Polícia Militar (PM) para Secretaria de Estado de Segurança Pública.

Atualmente, há dez câmeras de segurança nos campi da UFU e está prevista uma ampliação do serviço de monitoramento, com a formulação de um edital de licitação para contratação de empresa responsável por projetar um controle central interligado, com câmeras em mais 84 pontos. “Estamos estudando a possibilidade de utilizarmos o prédio da FAU para que este se torne a central de monitoramento de vigilância da UFU, num sistema integrado. Temos dedicado atenção especial a isso”, revelou o reitor.

"Todo nosso setor de vigilância encontra-se com seus telefones disponíveis e podem ser contatados sempre que necessário", reforçou o reitor. “Além desse processo com a PM, contamos ainda com o apoio da Polícia Federal e Polícia Civil, quando necessário. Segurança é um problema complexo e deve ser enfrentado em todas as suas facetas", completou.

O reitor revelou que, nos últimos três anos, a UFU intensificou as ações na área de segurança. Uma das ações foi a criação da Comissão sobre Álcool e Outras Drogas, que está elaborando um relatório que será entregue à reitoria no dia 2 de outubro, apontando o diagnóstico e sugerindo ações a partir das experiências de outras universidades.

Sobre a tentativa de estupro sofrida por uma estudante do curso de Física Médica, nas dependências do prédio da Faculdade de Direito (Fadir), no campus Santa Mônica, na última segunda-feira (21/09), Resende ressaltou que é um fato grave e que está sendo investigado pela Polícia Civil.

Caso a comunidade necessite entrar em contato com a Divisão de Vigilância da UFU, basta ligar nos telefones abaixo:

(34) 3225-8030 e 3239-4317 (24 horas)

(34) 3239-4366 (de segunda a sexta-feira, em horário comercial)

Também é possível enviar e-mail para divig@ufu.br.

A11y