Pular para o conteúdo principal
Pesquisa

Tese de professor da UFU é eleita a melhor de 2014 na área de Ciências Agrárias

Gilberto de Oliveira Mendes é docente do campus Monte Carmelo

Publicado em 03/09/2015 às 08:22 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:12

Professor Gilberto de Oliveira Mendes

A tese de doutorado do professor Gilberto de Oliveira Mendes, do Instituto de Ciências Agrárias da UFU, campus Monte Carmelo, foi avaliada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) como a melhor tese da área de Ciências Agrárias I defendida no ano de 2014.

O foco do trabalho foi estudar a solubilização de rochas fosfáticas pelo fungo Aspergillus niger, visando à produção de fertilizantes por via biotecnológica. As variáveis que afetam a solubilização foram estudadas a fim de otimizar o rendimento do processo.

A pesquisa abordou aspectos de ciência básica e aplicada, gerando novos conhecimentos que estão colaborando para o avanço da área de solubilização microbiana de fósforo. Dentre as descobertas do estudo, destacam-se a elucidação do efeito inibitório do fluoreto, liberado da rocha fosfática sobre a solubilização e, por outro lado, o uso de biocarvão para neutralizar essa inibição. O estudo também estabeleceu condições otimizadas para a produção de um fertilizante fosfatado biotecnológico, que demonstrou resultados promissores em experimentos com plantas.

Os resultados da tese foram publicados em periódicos internacionais e abrem novas perspectivas de utilização de microorganismos para otimizar o manejo da fertilização fosfatada na agricultura, fato que pode resultar em maior economia e sustentabilidade nos empreendimentos agrícolas.

A seguir o trecho da outorga concedida pela CAPES: “É com grande honra e satisfação que a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior outorga a Gilberto de Oliveira Mendes, o Prêmio Capes de Tese 2015 da área de Ciências Agrárias I pela tese “Cinética e otimização da solubilização de fosfato natural por Aspergillus niger”, defendida no ano de 2014, sob a orientação de Maurício Dutra Costa e coorientação de Ivo Ribeiro da Silva, Nikolay Bojkov Vassilev e José Ivo Ribeiro Júnior, do Programa de Pós-Graduação de Microbiologia Agrícola da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Sua contribuição certamente será de extrema valia para o desenvolvimento e aprimoramento da área, bem como para o avanço da pós-graduação e do conhecimento científico de qualidade no Brasil”.

O resultado foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) de 31 de agosto de 2015, seção 1, páginas 23 a 27, Portaria n° 109. O Prêmio constitui-se de certificado, medalha e bolsa de pós-doutorado, conforme especificado no Edital nº 08/2015, publicado no DOU de 09/04/2015.”

A11y