Pular para o conteúdo principal
ESPORTE

Uberlândia sedia os Jogos Universitários Brasileiros

Competição acontece de 14 a 25 de outubro

Publicado em 16/10/2015 às 11:50 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:12

A dupla de vôlei de praia feminino da UFU - Luana Daud e Ana Luiza Cabral - venceu a da Universidade Federal de Pernambuco por 2 a 0, na manhã desta sexta-feira, 16/10, nos Jogos Universitários Brasileiros (foto: Marco Cavalcanti)

Pela primeira vez, Uberlândia será sede dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). A competição, que acontece de 14 a 25 de outubro, está na sua sexagésima terceira edição e deve reunir mais de 5000 pessoas, entre técnicos, atletas e dirigentes, durante os dias de competição.

De acordo com o site da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), os JUBs têm por finalidade aumentar a participação em atividades esportivas em todas as Instituições de Ensino Superior, públicas e privadas do território nacional, e promover a ampla mobilização da juventude universitária brasileira em torno do esporte.

Os jogos reúnem 13 modalidades esportivas: Atletismo, Badminton, Judô, Natação, Tênis, Tênis de Mesa, Vôlei de Praia, Xadrez, Basquetebol, Futsal, Handebol, Voleibol e Ginástica Rítmica. Todas as modalidades serão disputadas nos gêneros feminino e masculino, exceto a Ginástica Rítmica, que será disputada apenas por atletas do sexo feminino. A UFU conta com 43 atletas que irão competir nos Jogos, sendo 21 nas modalidades individuais. A Universidade irá participar nas modalidades Vôlei de Praia, Natação, Atletismo, Badminton, Judô, Tênis, Tênis de Mesa, Xadrez, Handebol e Basquete Feminino.

O técnico desportivo Luiz Fernando Vilarinho, da Divisão de Esporte e Lazer Universitário (DIESU) da UFU, acredita que os atletas da UFU estão preparados para a competição: “Temos treinadores profissionais para boa parte das modalidades que realizam treinamento constante com os alunos”, afirma. Luiz também acredita que a UFU pode sair campeã em algumas modalidades: “Temos alguns atletas da natação e do tênis de mesa que têm chance de medalha”, completa.

A rotina de treino dos atletas era realizada três vezes por semana com duração de duas horas, com trabalhos técnicos e táticos. Vilarinho diz que uma dificuldade enfrentada pelos atletas era o fato de que os treinos eram realizados à noite e, às vezes, nos finais de semana, impossibilitando alguns alunos de comparecem devido à carga horária da faculdade, o que para ele, pode limitar o treinamento e até mesmo o entrosamento entre os atletas.

O técnico está confiante para a competição: “O fator casa é muito importante em uma competição, até mesmo porque os atletas podem ter o apoio dos familiares e amigos e também dos próprios universitários. Além disso, os atletas estão mais descansados que os adversários, visto que não tiveram o desgaste com a viagem”, diz.

A programação com as datas e horários das modalidades a serem disputadas pode ser conferida aqui. Mais informações podem ser obtidas no site da CBDU.

Veja aqui a galeria de imagens da vitória da dupla de vôlei de praia da UFU

A11y