Pular para o conteúdo principal
Irlanda

UFU Ireland Science Day acontece no campus Santa Mônica

Evento promove encontro de estudantes com representantes de universidades irlandesas

Publicado em 15/10/2015 às 12:25 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:12

Aconteceu nesta quinta-feira, 15/10, o UFU Ireland Science Day, no campus Santa Mônica. Estavam presentes o vice-reitor da UFU, Eduardo Nunes Guimarães, e o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da UFU, Marcelo Beletti. No anfiteatro do bloco 3Q, a consultora de educação da Education In Ireland, agência governamental irlandesa responsável pelo encontro, Sarah O'Sullivan, apresentou os representantes de doze universidades irlandesas para os estudantes e professores da UFU, além de explicar sobre a cultura, educação e mercado de trabalho na Irlanda.

Sarah afirmou que a Irlanda é um país que vem investindo massivamente em educação há alguns anos e, hoje, tem universidades, institutos de tecnologia e faculdades particulares, que buscam integrar seus conhecimentos. "Na universidade, o estudante vai ter uma valorização do estágio e da prática profissional", explica sobre o ensino na Irlanda.

O responsável pelo mercado latino americano, do departamento de relações internacionais da Dublin Business School (DBS), Paulo Santigo, estava presente no evento representando a DBS e afirmou que o brasileiro se integra muito bem na sociedade irlandesa. Ele é carioca e mora em Dublin, capital irlandesa, há oito anos. " Os irlandeses estão vindo cada vez mais para o Brasil, porque o brasileiro lá (Irlanda) faz uma boa propagando do nosso país", explica Paulo sobre integração cultural entre brasileiros e irlandeses.

Paulo afirma que, em média, o brasileiro fica na Irlanda em torno de três anos. Hoje, o estudante por ir para as terras irlandesas pelo Ciências Sem Fronteiras e ficar até um ano e meio, ou ir para realizar uma graduação na Irlanda e estudar inglês, ficando até quatro anos. A Irlanda oferece muitas vantagens para o aluno brasileiro que for estudar por lá: oportunidade de trabalhar durante o período de graduação e a possibilidade de conseguir o visto do país, se o estudante chegar a terminar uma graduação na Irlanda.

Frederico Franco, estudante de Ciências da Computação na UFU, esteve no evento e afirmou que acredita que as universidades irlandesas estão se empenhando em mostrar as oportunidades que oferecem. " Acho que foi bem interessante e esclarecedor. Acho que pode ser uma oportunidade muito boa para os estudantes aqui da UFU", explica Felipe. O evento seguiu com reuniões temáticas com os representantes das universidades irlandesas e, ao final, com o sorteio de uma passagem de ida e volta para Irlanda para os que participaram do evento.

Consultora educacional da Education In Ireland, Sarah O'Sullivan

Imagem: Gabriela Junqueira

A11y