Publicado em 16/11/2015 às 18:03 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:12
Nesta segunda-feira, 16/11, teve início, no campus Santa Mônica, o V Encontro de Iniciação Científica e Tecnológica da UFU. Segundo o diretor de pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp/UFU), Noelio Oliveira Dantas, cerca de 650 alunos vão apresentar seus trabalhos nos dois dias de realização do evento, que termina nesta terça-feira, 17/11.
Além da presença dos professores orientadores de cada projeto, o Encontro conta com a participação de um comitê composto por 32 professores de outras universidades do país, que avaliarão os trabalhos apresentados. Serão selecionados oito trabalhos, um de cada grande área do conhecimento, segundo a divisão do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq): Ciências Exatas e da Terra; Ciências Biológicas; Engenharias; Ciências da Saúde; Ciências Agrárias; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Humanas; Linguística, Letras e Artes e Outros.
Os oito alunos selecionados irão para o congresso anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) - que acontece de 3 a 9 de julho de 2016, na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), em Porto Seguro, Bahia . Conforme afirma Ulysses Rocha Filho, professor da Universidade Federal de Goiás (UFG) e membro do comitê que avalia os trabalhos de Ciências Humanas, existem alguns critérios que são considerados na avaliação dos projetos, como: viabilidade, bibliografia e a presença orientador ou pesquisador.
José Waldo Martinez Espinosa, professor da UFG, veio para avaliar os trabalhos da área de Engenharia e afirma que a UFU possui projetos bastantes diversos e interessantes. "As áreas são muitos versáteis e a engenharia sempre está inovando. A inovação tecnológica é uma das áreas fortes da engenharia e os trabalhos refletem nisso", diz.
Para os alunos, a oportunidade de apresentar seus trabalhos para o público faz com que ganhem experiência na vida acadêmica. Segundo Bruno de Sousa Lopes, mestrando na área de Ciências Biológicas pela UFU, a pesquisa favorece o aprendizado e contribui para o desenvolvimento dentro da academia. Para Natália Bonetti Bertagna, aluna do curso de Fisioterapia da UFU, além do crescimento profissional, o evento proporciona ao aluno a experiência com a apresentação de trabalhos em público.
A Propp vai entrar em contato com os alunos selecionados e divulgar os resultados no site até a primeira quinzena de dezembro. Veja as imagens do evento, clicando aqui.
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS