Pular para o conteúdo principal
SANTA MÔNICA

Ampliação do bloco 5M é entregue à comunidade universitária

Executada com recursos próprios da UFU, obra vai beneficiar alunos de Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes

Publicado em 25/11/2015 às 13:01 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:12

Por: Hermom Dourado

“A entrega deste prédio é emblemática para a nossa equipe, representando o resultado de um grande esforço conjunto para saldarmos uma dívida de 2006 da UFU com a Finep, e demonstra toda a preocupação que temos com as áreas de Pesquisa e Inovação, pois é uma obra que foi executada com verbas da própria Instituição”. Com estas palavras, o reitor da Universidade Federal de Uberlândia, professor Elmiro Santos Resende, sintetizou a importância da ampliação do bloco 5M, no campus Santa Mônica, ao descerrar a placa de inauguração na manhã desta quarta-feira, 25/11.

Contendo 13 salas e uma área construída de aproximadamente 1.400m², o novo prédio demandou investimentos beirando a casa dos R$ 3 milhões, sendo que parte deste valor - R$ 600 mil - teve que sair dos cofres da Fundação de Apoio Universitário (FAU/UFU) para repor uma verba repassada pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MEC).

De acordo com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Marcelo Emílio Beletti, esta ampliação e o bloco 6Z do campus Umuarama – que ainda está em fase de obras – foram contemplados por um edital Proinfra/CT-Infra do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação cujo convênio foi assinado em abril de 2007. No entanto, as construções só foram iniciadas em agosto de 2012, o que gerou o entrave financeiro. “Por lei, não é possível prorrogar um convênio com o governo federal por mais de cinco anos. Não sei os motivos que levaram a gestão anterior a demorar tanto para iniciar estas edificações, mas o fato é que tivemos que devolver todo o montante que já tinha sido enviado pela Finep, via este edital, para a UFU. Só assim, pudemos limpar o nome da instituição e voltar a concorrer em outros editais lançados por aquele órgão”, esclarece.

A decisão por retomar a obra no campus Santa Mônica com recursos próprios da UFU demandou algumas adequações no projeto. Executado pela Engepar Engenharia entre novembro de 2013 e julho de 2015, o novo prédio vai beneficiar os alunos dos cursos de Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes. “Se tivéssemos usado os recursos da Finep, obrigatoriamente o uso deste espaço teria que ser para as áreas de pesquisa e pós-graduação. Como o dinheiro é próprio, a decisão passa a ser nossa, mas mesmo assim pretendemos manter a distribuição da ideia original do projeto”, informa Beletti.

Também presente na cerimônia de descerramento da placa, o prefeito universitário, professor Reges Eduardo Franco Teodoro, foi um dos que fizeram uso da palavra. Ele aproveitou a ocasião para enaltecer a importância estratégica daquele empreendimento: “Existe uma recomendação do Ministério Público para que a UFU não construa mais prédios aqui no Santa Mônica. Então precisamos saber utilizar bem o espaço de que dispomos. Este novo bloco é a prova de que a atual gestão tem esta filosofia de trabalho, pois não mediu esforços para finalizá-lo, mesmo com todas as dificuldades encontradas ao longo do projeto.”

A11y