Pular para o conteúdo principal
Solidariedade

Engenharia Elétrica promove campanha de doação de sangue

Iniciativa de acadêmicos, na manhã desta sexta-feira, 11/12, pode ajudar a salvar 40 vidas

Publicado em 11/12/2015 às 12:17 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:12

Dezembro chegou e juntamente com as festas de fim de ano vem também o aumento da demanda por bolsas de sangue. O grande problema é que o comparecimento de doadores aos hemocentros tradicionalmente tende a diminuir, devido às viagens e até mesmo ao crescimento do consumo de bebidas alcoólicas. Ciente desta realidade, o Diretório Acadêmico da Faculdade de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Uberlândia (DA Feelt-UFU) organizou uma campanha para que os alunos realizassem este gesto de solidariedade na manhã desta sexta-feira, 11/12.

O atual presidente do diretório é Jefferson da Silva Cândido, 23, que está cursando o 6º período de Engenharia Elétrica e Telecomunicações. Ele comenta que a mobilização foi realizada via Facebook e conseguiu reunir 10 doadores. “Pode parecer pouca gente, mas estamos satisfeitos porque o tempo de divulgação foi curto e sabemos que muitos colegas estão envolvidos com os trabalhos e provas de fim de semestre. Com certeza, o sangue coletado deste grupo pode fazer a diferença em muitos casos de emergência”, prevê.

Segundo Jefferson, o DA Feelt também está promovendo outra campanha neste mês. “Até o próximo dia 16, estamos recebendo leite. Toda a arrecadação será destinada a um ou mais asilos da nossa cidade. Vai depender da quantidade que conseguirmos”, explica. E acrescenta: “Semana passada fizemos uma Maratona de Programação e para este sábado, dia 12, estamos organizando um ‘Cine DA Feelt’ com a Maratona de Star Wars. Vai ser no Anfiteatro 1E, a partir das 9h, com pipoca liberada e intervalo para almoço. A primeira rodada de refrigerante será por nossa conta. É grátis e aberto a toda a comunidade”, convida.

Agradecimento

Coordenadora do Setor de Captação do Hemocentro de Uberlândia, Ludmilla Guimarães Martins Abrão ressalta a importância de iniciativas como esta dos estudantes da UFU. “Não tenha dúvida de que cada pessoa que vem aqui e pratica este gesto solidário é fundamental. Um grupo de 10 doadores representa uma quantidade de sangue que pode ajudar a salvar outras 40 vidas”, relata.

Ainda de acordo com ela, a tipagem sanguínea com maior carência no estoque do Hemocentro é a O-, mas isso não diminui a necessidade dos outros tipos: “O mais comum e utilizado em emergências é o O+. Ele é sangue mais presente na maioria dos nossos doadores, mas este grande consumo faz com que sempre precisemos de novos doadores deste tipo de sangue.”

A11y