Pular para o conteúdo principal
Empreendedorismo e saúde

Projeto de alunos da UFU sobre gestão hospitalar concorre a premiação

Próxima etapa depende dos votos na internet

Publicado em 09/12/2015 às 17:52 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:12

Imagem: Pixabay

Piron Health Tech é nome da startup desenvolvida pelos alunos da UFU Adalberto Caldeira, Raphael Jorge, do curso de Ciência da Computação, Iago Pereira e Lorraine Rodrigues, do curso de Engenharia Biomédica e Yan Salin, do curso de Engenharia Mecânica. O grupo está disputando o Ericsson Inovation Awards com o seu projeto. A premiação acontece em março do próximo ano (2016), em Estolcomo, na Suécia, e recebe competidores de todo o mundo.

Startup, segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/MG), pode ser definido como empreendimentos de baixos custos iniciais e que são altamente escaláveis, ou seja, possuem grande expectativa de crescimento. A Piron Health Tech é uma startup que desenvolve um sistema de gestão hospitalar, que visa a redução de gastos e implantação de tecnologias mais eficientes às empresas de saúde.

O projeto existe há um ano e, segundo Raphael, desde o começo, o foco era não só desenvolver sistemas que melhorassem o desempenho dos hospitais, mas também projetos que trabalhassem o espaço físico dos mesmos. "Criamos sensores capazes de modernizar equipamentos, tratando seus dados como fazem os grandes centros médicos, com maior precisão e controle. Além disso, oferecemos equipamentos portáveis para exames, com menor custo e que possibilita procedimentos menos invasivos", afirma.

Atualmente, a startup dos alunos está na fase de arrecadação de votos para conseguir destaque no site da premiação. Passada essa etapa, acontecerá a semifinal, em que haverá a possibilidade do grupo ficar dois meses lapidando seu produto com especialistas da Ericsson. Em fevereiro do próximo ano (2016), quatro startups serão selecionadas para a final que acontecerá na Suécia, em março.

A startup ganhadora receberá o prêmio de 25 mil euros, a segunda colocada, 15 mil euros e os outros dois finalistas, mil euros cada. Raphael afirma que essa é uma oportunidade importante tanto para o grupo, quanto para o projeto, pois terão portas abertas para o mercado europeu e asiático, além da oportunidade de estabelecer parceria com a Ericsson.

Para acessar o site da startup, obter outras informações e saber como participar da votação, clique aqui.

A11y