Publicado em 07/12/2015 às 09:43 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:12
Sorteio foi realizado no Ginásio Sabiazinho (foto: divulgação/Prefeitura de Uberlândia)
Na manhã do último sábado, 05/12, a Prefeitura Municipal de Uberlândia promoveu o sorteio das 2 mil famílias que irão receber as casas construídas pelo programa “Minha Casa Minha Vida” no Residencial Monte Hebron, localizado na região Oeste da cidade. O procedimento foi realizado no Ginásio Sabiazinho, com a utilização de um software criado na Universidade Federal de Uberlândia pelos professores Marcelo Rodrigues de Sousa (da Faculdade de Engenharia Elétrica – Feelt) e Alexsandro Santos Soares (da Faculdade de Computação – Facom), juntamente com Dirceu Vieira Lima, graduado em Ciência da Computação também pela UFU.
De acordo com Sousa, o programa foi desenvolvido voluntariamente e levou dois meses para ficar pronto. “Ele comporta auditoria e veda com segurança qualquer manipulação durante o sorteio, ou seja, possui mecanismos que garantem a lisura do processo. Assim que recebemos o pedido para criá-lo, atendemos prontamente, pois entendemos que seria um importante trabalho social da universidade para a população uberlandense. Esta é apenas a primeira ação do projeto i9Social”, explica.
O professor comenta, ainda, que este software da UFU é uma iniciativa pioneira e existe a possibilidade de que ele passe a ser adotado pelo governo federal para garantir a transparência dos sorteios do Minha Casa Minha Vida em todo o País. “Vamos apresentá-lo em Brasília e estamos confiantes de que a resposta será positiva. Isso resolveria um sério problema, tendo em vista que sabemos que em muitos lugares infelizmente a distribuição dessas casas ainda está a mercê de interesses políticos.”
A lista dos contemplados com as casas do Monte Hebron está disponível no site da Prefeitura de Uberlândia, no final da matéria sobre o sorteio do último sábado (leia AQUI).
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS