Pular para o conteúdo principal
Gestão

Estatuinte debate organograma da UFU

Estrutura de conselhos e unidades foi pauta da reunião desta quarta (23/03)

Publicado em 24/03/2016 às 16:56 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:14

Professor Galo apresentou estrutura da UFU (Foto: Milton Santos)

Integrantes da Comissão Estatuinte, encarregada de liderar o processo de diálogo e sistematizar as propostas para elaboração do novo Estatuto da UFU, se reuniram com membros da comunidade acadêmica na tarde desta quarta-feira (23/03), no campus Santa Mônica. O objetivo da reunião, não deliberativa, foi discutir a atual organização acadêmica e administrativa da instituição, definida pelo Estatuto vigente.

O professor José Antonio Galo, chefe de gabinete da Reitoria e indicado pelo reitor Elmiro Santos Resende para ser o presidente da comissão, apresentou a estrutura de conselhos vigentes na UFU: Conselho Universitário (Consun), Conselho Diretor (Condir), Conselho de Graduação (Congrad), Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação (Conpep), Conselho de Extensão, Cultura e Assuntos Estundantis (Consex) e o menos conhecido Conselho de Integração Universidade-Sociedade, que, segundo o professor Galo, "se reuniu poucas vezes". De acordo com a apresentação, a estrutura atual da universidade contempla ainda: Reitoria, Vice-reitoria, unidades especiais de ensino, órgãos suplementares, órgãos administrativos, assessorias especiais e pró-reitorias.

A reunião foi aberta à participação de todos os presentes, estatuintes ou não, que opinaram e problematizaram sobre a atual estrutura organizacional da UFU. Com a elaboração do novo Estatuto, essa estrutura pode ser modificada. Foram levantadas questões como a fragmentação da universidade em uma grande quantidade de unidades acadêmicas (hoje são 30); a morosidade nas decisões dos conselhos; a dissociação entre ensino, pesquisa e extensão e a representatividade (ou não) dos diversos públicos nos órgãos deliberativos.

A coordenadora da Prefeitura Universitária no campus Pontal, Thaienn Paes Leme Alberto, expressou preocupação com a estrutura dos campi fora de sede. O professor Edilson Graciolli, do Instituto de Ciências Sociais, ressaltou a importância de que o Consun seja democrático e possa de debruçar mais sobre questões políticas de interesse da comunidade acadêmica do que sobre tópicos. Também foi apontada a necessidade de se criar um sistema de museus da universidade, semelhante ao que integra as bibliotecas. “O momento de alinhar a universidade é agora, a oportunidade é única”, concluiu o professor Galo.

A próxima reunião da Comissão Estatuinte acontecerá no dia 29 de março (terça-feira), às 9h, no anfiteatro 3Q do campus Santa Mônica, e é aberta ao público.

Saiba mais sobre a elaboração do novo Estatuto da UFU: acesse www.estatuinte.ufu.br.

Estatuintes discutiram sobre órgãos deliberativos (Foto: Milton Santos)

A11y