Pular para o conteúdo principal
Economia

Estudo vai comparar governança brasileira e europeia

Pesquisa de doutorado analisa políticas territoriais rurais

Publicado em 09/03/2016 às 10:20 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:14

Criado em 1957, o CESE é um fórum para consulta, diálogo e consenso entre representantes de diferentes setores da sociedade civil organizada europeia

Uma pesquisa de doutorado que vai comparar realidades brasileiras e europeias poderá contribuir para o aprimoramento da estrutura de governança das políticas públicas territoriais rurais no Brasil. O trabalho está sendo desenvolvido pelo doutorando Filipe Prado Macedo da Silva, do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE) da UFU, com apoio do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE), da Capes.

“A análise consiste em estudar como os territórios (sobretudo, rurais) organizam sua estrutura de governança (ou poder e negociação), e como essa estrutura local se relaciona com as estruturas regionais, nacionais ou supranacionais. Assim, além da comparação entre Brasil e União Europeia, a análise versará sobre as questões geográficas, políticas e econômicas, convertendo-se em um trabalho multidisciplinar”, revela Silva.

A tese, intitulada "Território e Governança: um estudo comparativo entre Brasil e União Europeia", está sob a orientação do docente Antônio César Ortega, do Instituto de Economia da UFU e co-orientação do professor Eduardo Moyano Estrada, do Instituto de Estudios Sociales Avanzados (Espanha).

Como mais uma parte dos estudos iniciados em abril de 2015, em Córdoba (Espanha), o pesquisador começou, em março deste ano, um estágio de dois meses no Comitê Econômico e Social Europeu (CESE), em Bruxelas (Bélgica).

O CESE, explica Silva, é uma das mais importantes instituições que compõem a União Europeia. Ele foi fundado em 1957 com o objetivo de ser um fórum único para consulta, diálogo e consenso entre representantes de todos os diferentes setores da sociedade civil organizada, incluindo empregadores, sindicatos e grupos diversos, como profissionais, associações comunitárias, organizações de jovens, grupos de mulheres, consumidores e ativistas ambientais. No Brasil, não há uma instituição estruturada como o CESE. A que mais se assemelha, no entanto, é o Conselho Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, criado em 2003.

“A ideia da análise comparativa é justamente, ao comparar nossas políticas públicas territoriais com as europeias, encontrar os pontos positivos e negativos. Isso inclui analisar desde a governança local (como os Conselhos Territoriais) até a governança estadual e nacional com o qual os territórios possuem relações de poder”, comenta Filipe Silva.

Palavras-chave: Pós-graduação pesquisa União Europeia políticas públicas rural

A11y