Pular para o conteúdo principal
Saúde

UFU convida comunidade acadêmica para programa de combate ao Aedes aegypti

Ação é liderada pela Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis

Publicado em 28/03/2016 às 09:33 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:14

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU), por meio da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis (Proex) e docentes dos cursos de Gestão em Saúde Ambiental e Medicina, conclama a comunidade acadêmica a participar do Programa de Combate ao Mosquito Aedes Aegypti , que consistirá das seguintes propostas e ações:
1) Convidar/cadastrar alunos para atuarem como voluntários nas ações de combate ao mosquito Aedes aegypti e doenças por ele transmitidas. A carga horária mínima de atuação do aluno voluntário deverá ser de 12 horas semanais.
2) As inscrições dos voluntários de cada Unidade Acadêmica poderão ser realizadas através do e-mail zikazeroufu@gmail.com criado para servir como principal canal de comunicação entre os coordenadores do projeto e voluntários. O e-mail também poderá servir para esclarecimento de dúvidas e denúncias de situações em que a equipe de voluntários não pode intervir.
3) Cada Unidade Acadêmica deverá nomear professor(es) para coordenar(em) as ações dos alunos voluntários, sendo responsáveis por enviar(em) a relação de inscritos para o email zikazeroufu@gmail.com; organizar(em) a escala de trabalho e locais de vistoria e realizar(em) a notificação no espaço virtual, a ser disponibilizado na página da UFU.
4) Os alunos cadastrados serão orientados a realizarem vistorias semanais nos prédios de suas respectivas unidades ou outros espaços a serem definidos, a fim de identificar e eliminar os criadouros do mosquito. Um grupo de alunos do curso de Gestão em Saúde Ambiental, matriculados na disciplina de Vigilância Epidemiológica, serão orientados pelo professor Edimar Olegário de Campos Júnior para a realização de mapeamento das áreas de risco nos campi Santa Mônica, Umuarama e Educação Física.
5) Quinzenalmente, aos sábados (16/04; 30/04; 14/05 e 28/05), no período das 7h30 às 13h30, as equipes de voluntários visitarão imóveis não visitados pelos agentes de controle de zoonoses de Uberlândia (ação de resgate), acompanhados por profissionais da Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Uberlândia. A Proex disponibilizará transporte para o deslocamento das equipes nas atividades externas à UFU, folders para informar a população acerca da Zika, bem como camisetas (ou coletes) e crachás de identificação para a equipe executora (voluntários e docentes).
6) O(s) docente(s) responsável(is) pela coordenação da equipe de cada Unidade Acadêmica deverá(ão) encaminhar um e-mail para zikazeroufu@gmail.com com as seguintes informações:
Unidade Acadêmica:
Curso de Graduação:
Nome; CPF; e-mail e telefone do(s) docente(s) coordenador(es):
Nome; CPF; e-mail e telefone dos alunos voluntários:
As inscrições serão recebidas no período de 18/03/2016 a 29/03/2016.
7) O projeto se iniciará no dia 01/04/2016, com a realização de 2 (duas) oficinas de treinamento para os professores e voluntários inscritos. As oficinas acontecerão nos Anfiteatros A e B do Bloco 5R – Campus Santa Mônica, em dois horários: das 8h às 11h e das 14h às 17h.
8) O projeto se encerrará no dia 31/05/2016.
9) É sugerido que as Unidades Acadêmicas estendam o convite aos Programas de Educação Tutorial (PETs), Diretórios Acadêmicos (DAs) e Centros Acadêmicos (CAs), e que o Diretório Central dos Estudantes (DCE) também se envolva nas ações.
10) Um grupo de profissionais, incluindo os coordenadores do programa, irá compor o Comitê de Mobilização contra o Aedes Aegypti. Portanto, convidamos professores da UFU que desejarem compor esse Comitê a se manifestarem através do email zikazeroufu@gmail.com. As ações do comitê compreendem orientar e assessorar as ações das equipes de voluntários e esclarecer dúvidas da comunidade acadêmica e externa à UFU em questões referentes às doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.
A Coordenação do Programa estará a cargo do professor Boscolli Barbosa Pereira, coordenador do Curso de Gestão em Saúde Ambiental; da professora Elisa Toffoli Rodrigues, coordenadora da Atenção Primária à Saúde de Uberlândia e docente da Faculdade de Medicina; do professor Edimar Olegário Campos Júnior, coordenador do Programa Municipal de Controle da Dengue e Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis. É muito importante o engajamento do todos(as) para que obtenhamos resultados satisfatórios no combate à proliferação do mosquito transmissor da ZiKa, Dengue e Chikungunya.

A11y