Pular para o conteúdo principal
PROCESSO ELEITORAL

UFU recebe quatro pedidos de candidatura para eleições à Reitoria

Homologação das candidaturas depende de análise dos documentos apresentados; votação será no mês de setembro

Publicado em 15/06/2016 às 10:28 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:14

Foto: Milton Santos

Caso não haja nenhuma irregularidade nos documentos apresentados durante o período de registro de candidaturas, ocorrido nos últimos dias 13 e 14/06, quatro chapas concorrerão no pleito que definirá o reitor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) na gestão 2016/2020. Pretendem concorrer ao cargo máximo da instituição os seguintes docentes: Arquimedes Diógenes Ciloni, Helvécio Damis de Oliveira Cunha, Pedro Frosi Rosa e Valder Steffen Júnior, De acordo com o regulamento da Consulta Eleitoral junto à Comunidade Universitária, a partir da divulgação destes nomes, haverá um período de 72 horas para eventual(is) impugnação(ões) de candidatura(s).

A Comissão Especial constituída pela Portaria R Nº514, de 24 de maio de 2016, para coordenar, organizar e supervisionar este pleito foi instalada em uma reunião nesta quinta-feira, 16/06, no gabinete do reitor. Neste encontro, foi definido o nome do acadêmico do curso de graduação em Direito Alexander da Silva Santos como presidente da referida comissão, que é constituída por representantes dos três segmentos. Os demais membros são: Daniel Duarte Abdala, Elaine Gomes Assis e Florisvaldo Paulo Ribeiro Júnior (docentes); Rafaella Picolo Garcia e Vinícius Gonzaga de Oliveira (discentes); e Cynthia Guerra Braga, João Luiz Neto e Silnando Silvério Ferreira (técnicos administrativos).

Cronograma e regras gerais

O primeiro turno das eleições para a Reitoria da UFU está marcado para 13 e 14 de setembro. Caso haja segundo turno, a votação acontecerá em 21 e 22 de setembro. As datas foram definidas na quarta reunião do Conselho Universitário (Consun) deste ano, ocorrida no dia 20/05.

A consulta eleitoral deve ocorrer de forma semelhante ao processo anterior, inclusive, com votação em cédula impressa. Além das datas, os únicos trechos das resoluções daquele ano alterados pelos conselheiros para o pleito de 2016 referem-se à formação da Comissão de Ética, responsável por fiscalizar a divulgação dos candidatos, receber, apurar e emitir parecer sobre denúncias de procedimentos ilícitos empregados na campanha eleitoral e propor aplicação de penalidades. A novidade neste ano é que essa comissão - que ainda não foi constituída - contará, de modo paritário, com três técnicos administrativos, três professores e três estudantes, sendo todos eles indicados pelo Consun.

Participam do pleito, com direito a voto não obrigatório, todos os servidores e discentes da UFU. Em até cinco dias após o término da consulta eleitoral, a Comissão Especial deverá encaminhar relatório conclusivo ao Consun. Caberá a este conselho, por sua vez, em reunião extraordinária marcada para 11 de outubro, organizar as listas tríplices para escolha e nomeação do reitor e do vice-reitor da UFU na gestão 2016/2020, a serem encaminhadas ao Ministério da Educação (MEC).

* Republicada em 17/06/2016, às 15h53, com atualização de informações

A11y