Publicado em 16/09/2016 às 18:43 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:13
Na noite de ontem, 15/09, a UFU celebrou a primeira Colação de Grau unificada de Uberlândia. O evento contou com a participação dos gestores da universidade e dirigentes do município. Valéria de Souza, 23 anos, cursou Ciências Biológicas e participou da colação relatou: "achei tudo bem interessante, o evento ficou muito bonito. É uma experiência nova tanto para os formandos quanto para o coordenador do nosso curso".
Apesar da resolução 4/2004 regulamentar as cerimônias de colação de grau, ela não era cumprida em sua integralidade. Por isso, em 2015, foi instaurada uma comissão, no âmbito do Conselho de Graduação (Congrad), que buscou atualizar e propor novos requisitos para a solenidade. Essa nova resolução foi aprovada pelo Congrad em 2016 e criou a Comissão Permanente de Colação de Grau (CPCG). De acordo com Geovana Ferreira Melo, diretora de ensino e presidente da CPCG, buscou-se construir uma cerimônia solene, democrática, acessível a todos os estudantes, independente da condição econômica, social. "Foi um trabalho que respondeu aos anseios dos coordenadores de curso no sentido de que a cerimônia de colação de grau pudesse ser institucionalizada", enfatizou Melo.
A solenidade contou com mais de 2000 pessoas. Entre elas, formandos, pais de alunos, professores e familiares. Maria Lúcia Pereira é mãe da formanda Jamile Pereira que cursou Química Industrial. Para ela, a solenidade, da forma que está sendo feita é uma recompensa para a luta vivida pelos estudantes. Vinícius de Souza e Silva, marido da formanda Patrícia Pereira de Souza, Ciências Biológicas, ressaltou da importância do evento como encerramento da vida acadêmica da esposa e acrescentou: "a expectativa é grande, depois das dificuldades de tantos anos estudando, agora é a parte mais difícil, correr atrás de trabalho, da área que ela se dedicou durante todo esse período".
De acordo com o reitor da UFU, Elmiro Santos Resende, este é um marco histórico para todos. Pois vai além do significado simbólico da cerimônia, é também uma otimização de recursos de todas as áreas. A pró-reitora de graduação, Marisa Lomônaco, destaca também outro aspecto deste tipo de cerimônia: "Concluir um curso superior é uma conquista muito importante, muito enriquecedora. Nós temos muita preocupação não só em receber nosso estudante com seus pais e acolhê-lo na instituição. É também realizar e valorizar o motivo pelo qual eles entraram, a formatura". Lomônaco acrescenta que essa foi uma oportunidade, para, de forma solene, agregar famílias, professores, técnicos administrativos, gestores da universidade.
Confira a galeria de fotos.
Palavras-chave: Colação de grau na ufu colação ufu colação de grau unificada ufu
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS