Publicado em 03/11/2016 às 08:58 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:13
Foto: Arquivo Pessoal
No início de outubro, o trabalho produzido pelo membro do Grupo de Ferroelétricos e Materiais Multifuncionais (GFeMM), do Instituto de Física da Universidade Federal de Uberlândia (Infis/UFU), Leonardo Levy, sob orientação do professor José de los Santos e auxílio do doutorando e também membro do GFeMM, Renato Cruvinel, ganhou o primeiro lugar na categoria “Física Aplicada”. A premiação foi realizada no XII Congresso de Física Aplicada à Medicina (CONFIAM), que aconteceu na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp de Botucatu).
Com o título “Síntese de materiais vitrocerâmicos para aplicações biomédicas”, o trabalho é resultado da iniciação científica de Levy e se trata de uma forma alternativa de tratamento de câncer menos desgastante ao paciente. A pesquisa propõe a utilização de vitrocerâmicas com propriedades biológicas que seriam implantadas no organismo do paciente, oferecendo duas possibilidades: reduzir o tamanho do tumor e possibilitar uma cirurgia de remoção do mesmo, ou agir como um tratamento paliativo em casos nos quais não é possível realizar procedimentos cirúrgicos.
Aluno do 8º período do curso de Física Médica da UFU, Levy afirma que ficou surpreso diante da premiação e declara que “o prêmio foi importante pra mim de duas formas: Primeiro, isso é muito importante no meu currículo, pois, eu tenho que fazer residência e esse prêmio entrará na contagem dos meus créditos,[…] E segundo, como alguém que quer fazer algo de importante no futuro, consigo ver que meus estudos e minha pesquisa estão caminhando a fim de ajudar outras pessoas.”.
Palavras-chave: Física Médica
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS