Pular para o conteúdo principal
INTERNACIONALIZAÇÃO

UFU busca novas parcerias em missão europeia

Waldenor Moraes, novo diretor de Relações Internacionais e Interinstitucionais, participa de eventos na Grécia e na Suécia

Publicado em 25/01/2017 às 11:17 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:15

Waldenor Moraes já tem agendadas visitas a três universidades suecas. (Foto: Milton Santos)

A atuação desde 2012 no Núcleo Gestor do Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) – no qual é vice-presidente e responsável pela área de Tecnologia e Ensino de Línguas – valeu ao professor Waldenor Barros Moraes Filho o convite para participar como representante institucional, nos dias 9 e 10 de fevereiro, do Summit on The Future of the TESOL, evento que será realizado em Atenas, capital da Grécia. Ainda em solo europeu, o novo gestor da Diretoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais da Universidade Federal de Uberlândia (DRII/UFU) viajará à Suécia, onde participa, entre 13 e 16 de fevereiro, do Stockholm Excellence Seminar, em Estocolmo.

O evento na Grécia é promovido anualmente pela maior associação internacional de professores de língua inglesa, a TESOL. “É um encontro de cúpula da área do ensino de língua inglesa e o convite a mim e à professora Denise Abreu e Lima (da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, presidente do Idioma sem Fronteiras) demonstra o reconhecimento mundial das ações que estão sendo desenvolvidas no Brasil, tanto no que se refere à relação entre a língua inglesa e a internacionalização, quanto propriamente a aspectos relacionados ao ensino daquele idioma”, ressalta. Estarão presentes no Summit 220 delegados, oriundos de 64 países.

De acordo com o diretor da DRII, o grande propósito do IsF é contribuir para o desenvolvimento de competências linguísticas para a internacionalização das universidades, imersas em uma nova realidade na qual o inglês não pode mais ser considerado como língua hegemônica, mas a língua da ciência e da tecnologia, situada em contextos multilíngues. “Em outras palavras, isso significa o reconhecimento de que, apesar de o inglês continuar sendo o idioma mais utilizado pela comunidade científica universal, todos os idiomas são importantes, uma vez que as línguas refletem a capacidade humana de comunicar ideias, trocar informações e conhecimentos; são a porta de entrada para diferentes culturas e outras formas de ver o mundo. Entre os temas deste encontro na Grécia, vamos refletir sobre o futuro da profissão do professor de língua inglesa e as abordagens metodológicas que se fazem necessárias neste contexto de tecnologias emergentes e de sociedades interconectadas, em uma perspectiva multicultural e multilíngue. E isso sem deixarmos de lado a questão das variantes do idioma”, sintetiza.

Enquanto a passagem por solo grego tem um viés mais acadêmico, a agenda na Suécia almeja estabelecer novas parcerias para a UFU. O seminário em Estocolmo será o sexto e último promovido por um consórcio de seis universidades suecas que pretendem firmar convênios em diversas frentes com instituições da China, Coreia, Singapura, Indonésia e Brasil – países que sediaram, exatamente nessa ordem, as edições anteriores do evento.

Esta será a primeira participação de um representante da UFU neste seminário e o professor Waldenor Moraes antecipa em quais áreas acredita ser possível iniciar as novas parcerias. “Posso citar aeronáutica; pesquisas em desenvolvimento de materiais; biomedicina, biociências e pesquisas em saúde; meio ambiente; e produção de imagens (raios X). Na nossa programação estão previstas visitas a três universidades da região e este intercâmbio de informações e conhecimentos tende a ser extremamente positivo para a internacionalização e a cooperação entre os sistemas de educação superior de todos os países envolvidos.”

Entre os temas que pautarão as discussões do evento está a educação inclusiva, mais especificamente enfocando as problemáticas dos gêneros e das identidades étnicas.

Palavras-chave: DRII UFU Idioma sem Fronteiras missão Europa Grécia Suécia internacionalização

A11y