Pular para o conteúdo principal
MEIO AMBIENTE

UFU auxilia municípios da região na busca por cidades mais sustentáveis

Dois projetos foram desenvolvidos em nove cidades do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba

Publicado em 06/02/2017 às 08:48 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:15

Cerimônia de entrega da primeira comenda Rides, recebida pela Universidade Federal de Uberlândia.

A necessidade de direcionar o desenvolvimento da sociedade para meios menos agressivos à natureza é uma preocupação do século XXI. Desde 2001, a Lei Federal nº 10.257 fez com que a sustentabilidade se tornasse uma responsabilidade dos municípios brasileiros. Com essa preocupação, os municípios do consórcio da Região Integrada de Desenvolvimento Sustentável (Rides) procuraram a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) no ano passado, solicitando auxílio técnico para desenvolver ações e planos de gestão sustentáveis.

O consórcio Rides é uma associação de nove municípios do Alto Paranaíba e Triângulo Mineiro - Coromandel, Cascalho Rico, Douradoquara, Estrela do Sul, Grupiara, Indianópolis, Iraí de Minas, Monte Carmelo e Romaria - que se uniram para encarar os desafios de planejar cidades sustentáveis. Esses municípios firmaram dois convênios com a UFU: um para o desenvolvimento dos planos municipais de saneamento básico, em que seis municípios do consórcio foram atendidos; e outro para a construção do plano de gestão de resíduos sólidos, com a participação de todas as cidades.

Dois professores da universidade foram designados para coordenar os projetos: Samuel do Carmo Lima e Ângela Maria Soares, ambos do Instituto de Geografia da UFU. Os projetos também contaram com o apoio de 24 bolsistas de graduação e pós-graduação, além de professores da Universidade Federal de Triângulo Mineiro, técnicos e outros profissionais que atuaram em campo. O valor total dos projetos é de quase R$ 245 mil. A Fundação de Apoio Universitário (FAU) atuou como gestora dos convênios.

O professor Samuel do Carmo Lima, responsável pelos Planos Municipais de Saneamento Básico, explica que os trabalhos envolveram as ações de abastecimento, esgotamento e drenagem realizadas por cada município, com a proposição de soluções técnicas adequadas a cada situação. O trabalho nas cidades foi realizado em etapas, com a realização de audiências públicas para que a população pudesse acompanhar e opinar no que estava sendo produzido. Lima explica que a principal dificuldade foi solucionar a falta de informações disponíveis sobre cada município. “Uma parte do trabalho teve de ser realizada em campo, com entrevistas com pessoas que cuidavam das instalações hidráulicas dos municípios, porque nós encontramos uma dificuldade muito grande em localizar essas informações”, relata o professor.

A professora Ângela Maria Soares, responsável pelo Plano de Gestão de Resíduos Sólidos das cidades, acredita que todas as ações serviram para fortalecer os projetos de extensão da UFU. “Nós tivemos alunos que colaboraram conosco e hoje estão desenvolvendo profissionalmente as mesmas atividades que realizaram nos projetos. É uma oportunidade para a universidade se estender além dos muros. Uma parceria em que os dois lados saem ganhando, tanto a UFU quanto os municípios”, diz Soares.

O trabalho realizado pela UFU rendeu à instituição a primeira comenda Rides, homenagem que foi entregue em cerimônia realizada no ano passado. Os projetos estão de fase de finalização e acompanhamento da aplicação dos planos desenvolvidos.

Palavras-chave: sustentabilidade UFU Rides Região

A11y