Publicado em 16/02/2017 às 10:12 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:15
Em reuniões com moradores, pesquisadores propõem soluções para problemas identificados. (Foto: Arquivo dos pesquisadores)
Desde 2016, o grupo "[MORA] pesquisa em habitação" da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) desenvolve um trabalho de análise, auxílio e conscientização com parte da comunidade do programa Minha Casa Minha Vida, no Bairro Shopping Park, em Uberlândia. Batizada de "Método de análise da resiliência e adaptabilidade em conjuntos habitacionais sociais da avaliação pós-ocupaçao e co-produção” - e apelidada pelos moradores como "Renova Shopping Park" -, a pesquisa é desenvolvida por docentes, discentes e técnicos administrativos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design (FAUeD/UFU), em parceria com a Escola de Arquitetura da Universidade de Sheffield (Inglaterra) e com o apoio de agentes externos à UFU, como a Prefeitura Municipal de Uberlândia.
O projeto é realizado em duas etapas. Na primeira, chamada de “avaliação pós-ocupação”, os pesquisadores fazem a análise, por meio de questionários, da área e dos moradores com o intuito de avaliar quesitos como conforto, acústica e problemas técnicos das construções do programa. Essa etapa da pesquisa foi concluída no ano passado e, segundo a graduanda em Arquitetura e Urbanismo e membro do grupo Paula Barcelos, os principais problemas identificados na região analisada estão ligados ao próprio projeto arquitetônico do programa do governo federal, como a falta de acústica e o tamanho dos cômodos.
Em fase de co-produção, pesquisadores se reúnem com os moradores (Foto: Arquivo dos pesquisadores)
A partir dos diagnósticos, a pesquisa passa para sua segunda fase, chamada de co-produção, que teve início em 2017. A coordenadora do projeto, Simone Villa, professora da FAUeD, explica que nesta etapa “o trabalho é feito cooperativamente com a comunidade, buscando o empoderamento para que ela possa aumentar a resiliência do lugar, se apropriando dele e tentando resolver os seus problemas”. Assim, são realizadas reuniões com os moradores, em que os pesquisadores propõem soluções para os problemas identificados. Até o momento, o grupo já realizou ações relacionadas, por exemplo, ao recolhimento do lixo e desenvolvimento de consciência ambiental com a comunidade.
Em seu segundo ano, a pesquisa terá seus primeiros resultados publicados em um livro. “Temos um volume de informações que poderiam ajudar de diversas formas, desde os gestores públicos a melhorar o próprio programa até as famílias, com indicações de como elas podem melhorar o lugar onde moram”, afirma Villa.
A pesquisadora Juliana Silva, mestranda na FAUeD, participou da análise dos dados e ressalta a importância de fazer parte da pesquisa. “Esse projeto tem sido parte complementar e fundamental, principalmente, na vida acadêmica. Além disso, na parte pessoal, o projeto se torna importante devido ao meu interesse por ações sociais”, relata.
O [MORA]
Criado em junho de 2009, o "[MORA] pesquisa em habitação" é um grupo de pesquisa vinculado à FAUeD/UFU. Seu trabalho segue linhas de pesquisa associadas a inovações tecnológicas, sustentabilidade, qualidade espacial e avaliação pós-ocupação.
As pesquisas, projetos e publicações estão disponíveis no site do projeto.
Palavras-chave: FAUeD
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS