Pular para o conteúdo principal
Ciência

Série apresenta pesquisas da UFU com elevada produção reconhecida pelo CNPq

Conselho observa critérios como atuação na pós-graduação e atividades editoriais

Publicado em 13/04/2017 às 17:37 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:15

Foto: Milton Santos

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) tem, no momento, 39 pesquisadores na categoria 1 (seis 1A, cinco 1B, oito 1C e vinte 1D) e 82 pesquisadores na categoria 2, segundo classificação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Entre outras formas de fomento ao trabalho científico e tecnológico, o CNPq convida periodicamente os pesquisadores interessados em apresentar propostas para concorrer à bolsa de produtividade em pesquisa (PQ). Atualmente estão em vigor no país mais de 15 mil bolsas desse tipo: 95% são PQ e 5% são bolsas de desenvolvimento tecnológico e extensão inovadora (DT).

A bolsa PQ é concedida individualmente ao pesquisador que satisfaça os pré-requisitos do CNPq e dos comitês de assessoramento. São observados critérios como produção científica; formação de mestre e doutores; contribuição científica, tecnológica e para inovação; coordenação de projetos; participação em atividades editoriais e administração de instituições de excelência.

Estar entre aqueles que recebem bolsa produtividade do CNPq “significa que a pesquisa tem impacto internacional”, afirma o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFU, Carlos Henrique de Carvalho. “Mas não significa que quem não seja PQ não desenvolva pesquisa”, pondera. O pró-reitor explica que, entre os que estão no nível 2, há pesquisadores com perfil de 1, mas as cotas dentro de cada classificação são limitadas.

O diretor de Pesquisa da UFU, Kleber Del Claro, considera significativo chegar ao topo da classificação do CNPq. “É você ter o reconhecimento da principal agência de pesquisa do país e dos seus pares”, avalia o diretor.

Divulgação científica

A partir da próxima semana, o portal Comunica UFU apresenta uma série sobre as pesquisas desenvolvidas na UFU cujos envolvidos são reconhecidos pelo CNPq por sua elevada produção.

Na primeira reportagem, mostraremos os estudos sobre usinagem, desenvolvidos pelo professor Alisson Machado, da Faculdade de Engenharia Mecânica.

Leia mais:

Estudos da UFU sobre usinagem são reconhecidos pelo CNPq por alta produtividade

Pesquisas da UFU sobre formigas do Cerrado estão na categoria 1A do CNPq

De olho na segurança de componentes estruturais, Mecânica está no topo do CNPq

Pesquisa 1A sobre comportamento de animais e plantas contribui para preservação

Palavras-chave: Série Pesquisador 1A Ciência pesquisa

A11y