Pular para o conteúdo principal
EXTENSÃO

Assinado convênio entre UFU e Instituto Alair Martins para capacitar jovens

Primeira turma terá 30 alunos e será no Shopping Park

Publicado em 01/08/2017 às 17:56 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:15

UFU e Instituto Alair Martins assinam parceria (Foto: Fabiano Goulart)

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e o Instituto Alair Martins (Iamar) assinaram, nesta segunda-feira (1º), o termo de parceria para a implantação do Programa ZAPe! – Virtudes Empreendedoras, que vai capacitar profissionalmente crianças e adolescentes de baixa renda e promover o empreendedorismo e o protagonismo juvenil nas comunidades carentes de Uberlândia.

As ações do programa, direcionadas aos jovens de 14 a 29 anos residentes nas comunidades carentes identificadas e definidas pela UFU, serão executadas por alunos da universidade, como bolsistas do ZAPe!, acompanhados e coordenados por docentes e técnicos administrativos da universidade, em forma de aulas, oficinas, visitas técnicas e entrevistas com empreendedores de destaque regional e nacional, dentre outras atividades.

Encontro aconteceu na Reitoria nesta terça-feira(01/08) (Foto: Fabiano Goulart)

Para a diretora-presidente do Instituto Alair Martins, Linda-Mar Peixoto Sousa, a parceria é de fundamental importância. “Para nós é motivo de grande orgulho e estamos extremamente motivados para ampliar, cada dia mais, essa parceria e para dar uma oportunidade a esses jovens estudantes terem uma reflexão sobre os seus projetos de vida que eles, em breve, estarão iniciando”, afirmou. O projeto, ainda segundo Souza, trabalha com o conceito de educação para o empreendedorismo voltado para o desenvolvimento das competências emocionais dos estudantes, que se somam às competências técnicas desenvolvidas durante a formação universitária.

“A grande importância deste projeto”, afirmou o reitor da UFU, Valder Steffen Júnior, “está em oferecer aos nossos estudantes a oportunidade de se relacionar com a comunidade externa e especificamente com comunidades carentes da nossa cidade, com objetivo de formar um espírito empreendedor neles próprios e nos jovens beneficiados pelo programa”. O reitor ressaltou ainda a importância da credibilidade das instituições e afirmou que “desenvolver esta parceria com uma empresa bem-sucedida como o Instituto Iamar do Grupo Martins é muito enriquecedor para o nosso estudante. De um lado, eles têm a formação em cidadania ao estarem em contato com a comunidade externa à universidade e, de outro, sendo treinados neste contexto do empreendedorismo, com a participação de uma empresa experiente e muito bem-sucedida”, afirmou Steffen.

Pedagogia do exemplo

Ainda de acordo com a diretora-presidente do Iamar, o programa é fundamentado na pedagogia do exemplo. “Nós discutimos com esses jovens as virtudes empreendedoras ou as competências emocionais que são importante para que eles desenvolvam durante a sua vida e a melhor forma que nós encontramos para fazer isso foi trazer exemplos de pessoas, de empreendedores, tanto empreendedores de negócios quanto empreendedores sociais e empreendedores de carreira e mostrar o seu caminho, como superaram desafios, como eles transformaram seus sonhos em realidade”, explicou Souza, ao lembrar que “a sociedade, o governo, a família e a escola são parceiros para dar os subsídios, mas a decisão é pessoal”, concluiu.

Ampliação

A primeira turma, como Projeto Piloto, com 30 jovens e adolescentes, será no bairro Shopping Park, zona sul de Uberlândia, onde a UFU já desenvolve o Programa de Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Território (Dist), também por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), que responde pelo ZAPe! na instituição. “O termo assinado tem duração inicial de três anos e prevê a renovação por igual período e como o período de aplicação do projeto normalmente é em torno de um ano, isso significa que outras turmas virão durante esses três anos. Então, na realidade para esse primeiro ano estamos começando com esse projeto piloto de 30 alunos, mas a expectava é a de que, a partir do ano que vem, a gente já ultrapasse os 90 ou 100 alunos, por que não?”, desafia a diretora-presidente.

Para o pró-reitor de Extensão e Cultura da UFU, Hélder Silveira, “a ideia é que identifiquemos outros espaços na cidade para ampliarmos o projeto como, por exemplo, os dois bairros que estão sendo fundados em Uberlândia, que são o Pequis e Ebron, na saída para a cidade de Prata. São potenciais espaços para implantarmos essas ações de desenvolvimento humano e de empreendedorismo para os jovens desses locais”, disse Silveira.

Palavras-chave: Empreendedorismo Instituto IAMAR PROEXC UFU

A11y