Publicado em 18/10/2017 às 15:58 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:15
Com o intuito de trocar experiências sobre extensão, a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Uberlândia (Proexc/UFU) recebeu, nesta terça (17) e quarta-feira (18/10), dois professores: Carmem Moreira de Castro Neves, educadora e membro da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, e Luiz Cláudio Correia dos Anjos, diretor do Instituto Arte na Escola, de São Paulo.
Pró-reitor de Extensão e Cultura da UFU, Helder Eterno (à esquerda); Carmem Neves (centro) e Luiz Claudio Anjos (à direita). (Foto: Milton Santos)
Os convidados também vieram colaborar, por meio desses debates, com a consolidação da Escola de Extensão (Esxec), um espaço de formação e aprimoramento de extensionistas.
Segundo Anjos, uma escola de extensão é um campo muito promissor para quebrar a barreira entre universidade e comunidade. “Fazer com que o fluxo da universidade não seja só da universidade para a comunidade, mas principalmente da comunidade [para a universidade], alimentando problemáticas na faculdade que fazem sentido no dia-a-dia”, afirma.
Especialista em políticas públicas e gestão governamental, Carmem Neves acredita que a extensão deve ser feita de forma interdisciplinar, para que possa ter parceiros e possibilidades novas.
Apesar da Esxec estar em processo de construção, algumas ações da escola já estão em práticas, como o cursinho pré-vestibular da UFU para alunos da rede pública.
Palavras-chave: PROEX Esxec extensão
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS